UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais Feitosa, Antonio Augusto, Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340
Resumo: Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.
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