FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725 |
Resumo: | Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos. |
id |
IFCE-1_d555119ae6c051ee416e8fc860a685cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIASEste artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CAPESMECMoreira Leite, Eliana AlvesSales, Gilvandenys LeiteJoye, Cassandra Ribeirode Oliveira, Carla Anaile Moreira2015-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/72510.21439/conexoes.v10i2.725Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2016); 53-602176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725/763info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
title |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS Moreira Leite, Eliana Alves |
title_short |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
title_full |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS |
author |
Moreira Leite, Eliana Alves |
author_facet |
Moreira Leite, Eliana Alves Sales, Gilvandenys Leite Joye, Cassandra Ribeiro de Oliveira, Carla Anaile Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Gilvandenys Leite Joye, Cassandra Ribeiro de Oliveira, Carla Anaile Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES MEC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Leite, Eliana Alves Sales, Gilvandenys Leite Joye, Cassandra Ribeiro de Oliveira, Carla Anaile Moreira |
description |
Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725 10.21439/conexoes.v10i2.725 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i2.725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725/763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2016); 53-60 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112799211520 |