FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Leite, Eliana Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sales, Gilvandenys Leite, Joye, Cassandra Ribeiro, de Oliveira, Carla Anaile Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725
Resumo: Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.
id IFCE-1_bd4b6184d7ec06f8c7263ac9694f4bfd
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/725
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIASEste artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2015-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/72510.21439/conexoes.v10i2.725Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 2 (2016); 53-60Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 53-60Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 2 (2016); 53-60Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 2 (2016); 53-60Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 2 (2016); 53-60Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 2 (2016); 53-602176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725/763Moreira Leite, Eliana AlvesSales, Gilvandenys LeiteJoye, Cassandra Ribeirode Oliveira, Carla Anaile Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:15Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/725Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
title FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
spellingShingle FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
Moreira Leite, Eliana Alves
title_short FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
title_full FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
title_fullStr FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
title_sort FORMAÇÃO DE TUTORES NA DEAD/IFCE: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS
author Moreira Leite, Eliana Alves
author_facet Moreira Leite, Eliana Alves
Sales, Gilvandenys Leite
Joye, Cassandra Ribeiro
de Oliveira, Carla Anaile Moreira
author_role author
author2 Sales, Gilvandenys Leite
Joye, Cassandra Ribeiro
de Oliveira, Carla Anaile Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Leite, Eliana Alves
Sales, Gilvandenys Leite
Joye, Cassandra Ribeiro
de Oliveira, Carla Anaile Moreira
description Este artigo apresenta a metodologia aplicada para à formação de tutores que atuam em cursos de graduação na modalidade semipresencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) através da diretoria de Educação a Distância (DEaD), integrada à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir do pressuposto que o papel do tutor nessa modalidade de ensino é importante como mediador na aprendizagem do aluno, faz-se necessário que seja preparado para desenvolver competências e habilidades para desempenhar sua função. Este trabalho apresenta a formação do tutor a distância no IFCE, que por meio da interação no ambiente virtual sócio-construtivista MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adquire as competências pedagógicas, didáticas e tecnológicas necessárias a sua formação. O tutor precisa vivenciar estas competências no seu curso de formação pela modalidade em EAD, por meio das atividades elaboradas dentro do ambiente virtual, para posteriormente aplicá-las a seus alunos. Nesse contexto, o tutor é formado para exercer sua função de dinamizador da produção coletiva dos saberes, na perspectiva de incitar a interação dos alunos para o uso das ferramentas interativas do ambiente virtual. Espera-se com esta formação preparar profissionais aptos à mediação e interação e à formação de aprendizes autônomos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725
10.21439/conexoes.v10i2.725
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i2.725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/725/763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 2 (2016); 53-60
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 53-60
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 2 (2016); 53-60
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 2 (2016); 53-60
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 2 (2016); 53-60
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 2 (2016); 53-60
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042064737697792