CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar. |
id |
IFCE-1_d8198d285ded76ff7adfffcc3256967d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2118 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOProjeto Político Pedagógico. Project Model Canvas.Trabalho pedagógico.Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/211810.21439/conexoes.v15i0.2118Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210322176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118/1577Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Paula Trajano de AraújoMonteiro, Biatriz de SousaFélix, Camila MesquitaSouza, Andrea Moura da Costa2022-08-22T09:53:56Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2118Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:56Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Alves, Paula Trajano de Araújo Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas .Trabalho pedagógico. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO |
author |
Alves, Paula Trajano de Araújo |
author_facet |
Alves, Paula Trajano de Araújo Monteiro, Biatriz de Sousa Félix, Camila Mesquita Souza, Andrea Moura da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Biatriz de Sousa Félix, Camila Mesquita Souza, Andrea Moura da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Paula Trajano de Araújo Monteiro, Biatriz de Sousa Félix, Camila Mesquita Souza, Andrea Moura da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas .Trabalho pedagógico. |
topic |
Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas .Trabalho pedagógico. |
description |
Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118 10.21439/conexoes.v15i0.2118 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118/1577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021032 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066199412736 |