CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paula Trajano de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro, Biatriz de Sousa, Félix, Camila Mesquita, Souza, Andrea Moura da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118
Resumo: Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar.
id IFCE-1_d8198d285ded76ff7adfffcc3256967d
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2118
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOProjeto Político Pedagógico. Project Model Canvas.Trabalho pedagógico.Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/211810.21439/conexoes.v15i0.2118Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210322176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118/1577Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Paula Trajano de AraújoMonteiro, Biatriz de SousaFélix, Camila MesquitaSouza, Andrea Moura da Costa2022-08-22T09:53:56Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2118Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:56Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Alves, Paula Trajano de Araújo
Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas
.Trabalho pedagógico.
title_short CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_full CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
author Alves, Paula Trajano de Araújo
author_facet Alves, Paula Trajano de Araújo
Monteiro, Biatriz de Sousa
Félix, Camila Mesquita
Souza, Andrea Moura da Costa
author_role author
author2 Monteiro, Biatriz de Sousa
Félix, Camila Mesquita
Souza, Andrea Moura da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paula Trajano de Araújo
Monteiro, Biatriz de Sousa
Félix, Camila Mesquita
Souza, Andrea Moura da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas
.Trabalho pedagógico.
topic Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas
.Trabalho pedagógico.
description Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118
10.21439/conexoes.v15i0.2118
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2118/1577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021032
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066199412736