A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Daniel Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Elcimar Simão, Souza, Andrea Moura da Costa, Paim, Igor de Moraes, Silva, Eduardo Diniz Sousa e, Bonfim, Gurhgel Presley Gomes, Araújo, Evilândia Alves, Barros, Diego Matos Araújo, Oliveira, Pedro Marcelo Lima de, Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial.
id UNIFEI_e0bf61a1d9fa8bbede9d61da0fe5eeb4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37933
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CEThe use of the Project Model Canvas tool in the planning of an educational project in a school in Canindé-CEEl uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación de un proyecto educativo en una escuela de Canindé-CEFerramenta Project Model CanvasProjeto educacionalPontos positivosLimitações.Herramienta project model canvasProyecto educativoPuntos positivosLimitaciones.Project model canvas toolEducational projectStrengthsLimitations.O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial.The main objective of this article is to analyze the use of the Project Model Canvas tool in the planning and execution of an educational project in a high school located in the municipality of Canindé-CE, from the point of view of a School Coordinator. Thus, a case study was developed with a qualitative approach, based on data collected with the application of a questionnaire applied to the researched subject. The applied questionnaire presents questions that characterize the academic and professional profile of the investigated, their conceptions about school projects and their knowledge about the PMC planning tool and their experiences when planning and executing a project using the tool. It was obtained from the bibliographic survey that through the PMC tool it is possible to organize a mental model of a project from 13 elements. After using the tool by the researched subject, it is possible to identify positive points, such as: the possibility of systematically reflecting the project that wants to be executed, as well as limitations, such as: some reflections made possible in a superficial way.El objetivo principal de este artículo es analizar el uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación y ejecución de un proyecto educativo en una escuela secundaria ubicada en el municipio de Canindé-CE, desde el punto de vista de un Coordinador Escolar. Así, se desarrolló un estudio de caso con enfoque cualitativo, a partir de datos recolectados con la aplicación de un cuestionario aplicado al sujeto investigado. El cuestionario aplicado presenta preguntas que caracterizan el perfil académico y profesional de los investigados, sus concepciones sobre los proyectos escolares y sus conocimientos sobre la herramienta de planificación del PMC y sus experiencias al planificar y ejecutar un proyecto utilizando la herramienta. Del relevamiento bibliográfico se obtuvo que a través de la herramienta PMC es posible organizar un modelo mental de un proyecto a partir de 13 elementos. Después del uso de la herramienta por parte del sujeto investigado, es posible identificar puntos positivos, como: la posibilidad de reflejar sistemáticamente el proyecto que se quiere ejecutar, así como limitaciones, como: algunas reflexiones posibilitadas de manera superficial.Research, Society and Development2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3793310.33448/rsd-v11i17.37933Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e140111737933Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e140111737933Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e1401117379332525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933/32139Copyright (c) 2022 Daniel Martins Braga; Elcimar Simão Martins; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paim; Eduardo Diniz Sousa e Silva; Gurhgel Presley Gomes Bonfim; Evilândia Alves Araújo; Diego Matos Araújo Barros; Pedro Marcelo Lima de Oliveira; Francisca Marcia Gabrielle Alves Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Daniel MartinsMartins, Elcimar Simão Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes Silva, Eduardo Diniz Sousa e Bonfim, Gurhgel Presley Gomes Araújo, Evilândia Alves Barros, Diego Matos Araújo Oliveira, Pedro Marcelo Lima de Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37933Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:54.154818Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
The use of the Project Model Canvas tool in the planning of an educational project in a school in Canindé-CE
El uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación de un proyecto educativo en una escuela de Canindé-CE
title A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
spellingShingle A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
Braga, Daniel Martins
Ferramenta Project Model Canvas
Projeto educacional
Pontos positivos
Limitações.
Herramienta project model canvas
Proyecto educativo
Puntos positivos
Limitaciones.
Project model canvas tool
Educational project
Strengths
Limitations.
title_short A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
title_full A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
title_fullStr A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
title_full_unstemmed A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
title_sort A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
author Braga, Daniel Martins
author_facet Braga, Daniel Martins
Martins, Elcimar Simão
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
Silva, Eduardo Diniz Sousa e
Bonfim, Gurhgel Presley Gomes
Araújo, Evilândia Alves
Barros, Diego Matos Araújo
Oliveira, Pedro Marcelo Lima de
Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves
author_role author
author2 Martins, Elcimar Simão
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
Silva, Eduardo Diniz Sousa e
Bonfim, Gurhgel Presley Gomes
Araújo, Evilândia Alves
Barros, Diego Matos Araújo
Oliveira, Pedro Marcelo Lima de
Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Daniel Martins
Martins, Elcimar Simão
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
Silva, Eduardo Diniz Sousa e
Bonfim, Gurhgel Presley Gomes
Araújo, Evilândia Alves
Barros, Diego Matos Araújo
Oliveira, Pedro Marcelo Lima de
Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta Project Model Canvas
Projeto educacional
Pontos positivos
Limitações.
Herramienta project model canvas
Proyecto educativo
Puntos positivos
Limitaciones.
Project model canvas tool
Educational project
Strengths
Limitations.
topic Ferramenta Project Model Canvas
Projeto educacional
Pontos positivos
Limitações.
Herramienta project model canvas
Proyecto educativo
Puntos positivos
Limitaciones.
Project model canvas tool
Educational project
Strengths
Limitations.
description O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933
10.33448/rsd-v11i17.37933
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.37933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933/32139
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e140111737933
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e140111737933
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e140111737933
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052730241449984