A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial. |
id |
UNIFEI_e0bf61a1d9fa8bbede9d61da0fe5eeb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37933 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CEThe use of the Project Model Canvas tool in the planning of an educational project in a school in Canindé-CEEl uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación de un proyecto educativo en una escuela de Canindé-CEFerramenta Project Model CanvasProjeto educacionalPontos positivosLimitações.Herramienta project model canvasProyecto educativoPuntos positivosLimitaciones.Project model canvas toolEducational projectStrengthsLimitations.O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial.The main objective of this article is to analyze the use of the Project Model Canvas tool in the planning and execution of an educational project in a high school located in the municipality of Canindé-CE, from the point of view of a School Coordinator. Thus, a case study was developed with a qualitative approach, based on data collected with the application of a questionnaire applied to the researched subject. The applied questionnaire presents questions that characterize the academic and professional profile of the investigated, their conceptions about school projects and their knowledge about the PMC planning tool and their experiences when planning and executing a project using the tool. It was obtained from the bibliographic survey that through the PMC tool it is possible to organize a mental model of a project from 13 elements. After using the tool by the researched subject, it is possible to identify positive points, such as: the possibility of systematically reflecting the project that wants to be executed, as well as limitations, such as: some reflections made possible in a superficial way.El objetivo principal de este artículo es analizar el uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación y ejecución de un proyecto educativo en una escuela secundaria ubicada en el municipio de Canindé-CE, desde el punto de vista de un Coordinador Escolar. Así, se desarrolló un estudio de caso con enfoque cualitativo, a partir de datos recolectados con la aplicación de un cuestionario aplicado al sujeto investigado. El cuestionario aplicado presenta preguntas que caracterizan el perfil académico y profesional de los investigados, sus concepciones sobre los proyectos escolares y sus conocimientos sobre la herramienta de planificación del PMC y sus experiencias al planificar y ejecutar un proyecto utilizando la herramienta. Del relevamiento bibliográfico se obtuvo que a través de la herramienta PMC es posible organizar un modelo mental de un proyecto a partir de 13 elementos. Después del uso de la herramienta por parte del sujeto investigado, es posible identificar puntos positivos, como: la posibilidad de reflejar sistemáticamente el proyecto que se quiere ejecutar, así como limitaciones, como: algunas reflexiones posibilitadas de manera superficial.Research, Society and Development2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3793310.33448/rsd-v11i17.37933Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e140111737933Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e140111737933Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e1401117379332525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933/32139Copyright (c) 2022 Daniel Martins Braga; Elcimar Simão Martins; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paim; Eduardo Diniz Sousa e Silva; Gurhgel Presley Gomes Bonfim; Evilândia Alves Araújo; Diego Matos Araújo Barros; Pedro Marcelo Lima de Oliveira; Francisca Marcia Gabrielle Alves Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Daniel MartinsMartins, Elcimar Simão Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes Silva, Eduardo Diniz Sousa e Bonfim, Gurhgel Presley Gomes Araújo, Evilândia Alves Barros, Diego Matos Araújo Oliveira, Pedro Marcelo Lima de Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37933Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:54.154818Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE The use of the Project Model Canvas tool in the planning of an educational project in a school in Canindé-CE El uso de la herramienta Project Model Canvas en la planificación de un proyecto educativo en una escuela de Canindé-CE |
title |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
spellingShingle |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE Braga, Daniel Martins Ferramenta Project Model Canvas Projeto educacional Pontos positivos Limitações. Herramienta project model canvas Proyecto educativo Puntos positivos Limitaciones. Project model canvas tool Educational project Strengths Limitations. |
title_short |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
title_full |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
title_fullStr |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
title_full_unstemmed |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
title_sort |
A utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento de um projeto educacional em uma escola de Canindé-CE |
author |
Braga, Daniel Martins |
author_facet |
Braga, Daniel Martins Martins, Elcimar Simão Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes Silva, Eduardo Diniz Sousa e Bonfim, Gurhgel Presley Gomes Araújo, Evilândia Alves Barros, Diego Matos Araújo Oliveira, Pedro Marcelo Lima de Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Elcimar Simão Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes Silva, Eduardo Diniz Sousa e Bonfim, Gurhgel Presley Gomes Araújo, Evilândia Alves Barros, Diego Matos Araújo Oliveira, Pedro Marcelo Lima de Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Daniel Martins Martins, Elcimar Simão Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes Silva, Eduardo Diniz Sousa e Bonfim, Gurhgel Presley Gomes Araújo, Evilândia Alves Barros, Diego Matos Araújo Oliveira, Pedro Marcelo Lima de Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramenta Project Model Canvas Projeto educacional Pontos positivos Limitações. Herramienta project model canvas Proyecto educativo Puntos positivos Limitaciones. Project model canvas tool Educational project Strengths Limitations. |
topic |
Ferramenta Project Model Canvas Projeto educacional Pontos positivos Limitações. Herramienta project model canvas Proyecto educativo Puntos positivos Limitaciones. Project model canvas tool Educational project Strengths Limitations. |
description |
O presente artigo tem como objetivo central analisar a utilização da ferramenta Project Model Canvas no planejamento e execução de um projeto educacional em uma escola de ensino médio situada no município de Canindé-CE, a partir da visão de um Coordenador Escolar. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, baseado a partir dos dados coletados com a aplicação de um questionário aplicado junto ao sujeito pesquisado. O questionário aplicado apresenta perguntas que caracterizam o perfil acadêmico e profissional do investigado, suas concepções sobre projetos escolares e seus conhecimentos acerca da ferramenta de planejamento PMC e suas experiências ao planejar e executar um projeto a partir da ferramenta. Obteve-se a partir do levantamento bibliográfico que através da ferramenta PMC é possível organizar um modelo mental de um projeto a partir de 13 elementos. Após a utilização da ferramenta pelo sujeito pesquisado é possível identificar pontos positivos, como: a possibilidade de refletir de modo sistematizado o projeto que deseja ser executado, bem como limitações, como: algumas reflexões possibilitadas de maneira superficial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933 10.33448/rsd-v11i17.37933 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i17.37933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37933/32139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e140111737933 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e140111737933 Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e140111737933 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052730241449984 |