As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francisco Jardilson Barroso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Larissa Camila Martins de, Souza, Andrea Moura da Costa, Paim, Igor de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667
Resumo: O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências.
id UNIFEI_f998e8f6fef47571f6bcb5629a4b37e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38667
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores The contributions of the Project Model Canvas in planning the continuing education of teachers Los aportes del Proyecto Lienzo Modelo Canvas en la planificación de la formación continua de los docentesProject Model CanvasPlanejamentoFormação de professores.Proyecto Modelo CanvasPlanificaciónFormación de profesores.Project Model CanvasPlanningTeacher training.O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências.The article aims to analyze the contributions of the Project Model Canvas in the planning of teachers' continuing education. In this context, it specifically addresses how to use the Project Model Canvas - PMC for project development, which should be considered when planning teacher training and the contributions of this instrument to this planning. Bibliographic research was used to base the study, followed by the application of a questionnaire with the Training Director of the municipality of Caucaia-CE. It was concluded that the PMC can effectively contribute to the planning of continuing education for teachers, as it allows the systematic observation of all the elements necessary for the training meeting to take place without intercurrences.El artículo tiene como objetivo analizar las contribuciones del Proyecto Lienzo Modelo en la planificación de la formación continua de los profesores. En ese contexto, aborda específicamente cómo utilizar el Project Model Canvas - PMC para el desarrollo de proyectos, lo que debe ser considerado al planificar la formación docente y las contribuciones de este instrumento para esa planificación. Se utilizó la investigación bibliográfica para fundamentar el estudio, seguida de la aplicación de un cuestionario con el Director de Capacitación del municipio de Caucaia-CE. Se concluyó que el PMC puede contribuir efectivamente a la planificación de la formación continua de los docentes, ya que permite la observación sistemática de todos los elementos necesarios para que el encuentro de formación se desarrolle sin intercurrencias.Research, Society and Development2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3866710.33448/rsd-v11i17.38667Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e53111738667Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e53111738667Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e531117386672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667/32052Copyright (c) 2022 Francisco Jardilson Barroso Ferreira; Larissa Camila Martins de Oliveira; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Francisco Jardilson Barroso Oliveira, Larissa Camila Martins de Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38667Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:18.024827Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
The contributions of the Project Model Canvas in planning the continuing education of teachers
Los aportes del Proyecto Lienzo Modelo Canvas en la planificación de la formación continua de los docentes
title As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
spellingShingle As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
Ferreira, Francisco Jardilson Barroso
Project Model Canvas
Planejamento
Formação de professores.
Proyecto Modelo Canvas
Planificación
Formación de profesores.
Project Model Canvas
Planning
Teacher training.
title_short As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
title_full As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
title_fullStr As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
title_full_unstemmed As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
title_sort As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
author Ferreira, Francisco Jardilson Barroso
author_facet Ferreira, Francisco Jardilson Barroso
Oliveira, Larissa Camila Martins de
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author_role author
author2 Oliveira, Larissa Camila Martins de
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Francisco Jardilson Barroso
Oliveira, Larissa Camila Martins de
Souza, Andrea Moura da Costa
Paim, Igor de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Project Model Canvas
Planejamento
Formação de professores.
Proyecto Modelo Canvas
Planificación
Formación de profesores.
Project Model Canvas
Planning
Teacher training.
topic Project Model Canvas
Planejamento
Formação de professores.
Proyecto Modelo Canvas
Planificación
Formación de profesores.
Project Model Canvas
Planning
Teacher training.
description O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667
10.33448/rsd-v11i17.38667
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.38667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667/32052
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e53111738667
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e53111738667
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e53111738667
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052731537489920