As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667 |
Resumo: | O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências. |
id |
UNIFEI_f998e8f6fef47571f6bcb5629a4b37e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38667 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores The contributions of the Project Model Canvas in planning the continuing education of teachers Los aportes del Proyecto Lienzo Modelo Canvas en la planificación de la formación continua de los docentesProject Model CanvasPlanejamentoFormação de professores.Proyecto Modelo CanvasPlanificaciónFormación de profesores.Project Model CanvasPlanningTeacher training.O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências.The article aims to analyze the contributions of the Project Model Canvas in the planning of teachers' continuing education. In this context, it specifically addresses how to use the Project Model Canvas - PMC for project development, which should be considered when planning teacher training and the contributions of this instrument to this planning. Bibliographic research was used to base the study, followed by the application of a questionnaire with the Training Director of the municipality of Caucaia-CE. It was concluded that the PMC can effectively contribute to the planning of continuing education for teachers, as it allows the systematic observation of all the elements necessary for the training meeting to take place without intercurrences.El artículo tiene como objetivo analizar las contribuciones del Proyecto Lienzo Modelo en la planificación de la formación continua de los profesores. En ese contexto, aborda específicamente cómo utilizar el Project Model Canvas - PMC para el desarrollo de proyectos, lo que debe ser considerado al planificar la formación docente y las contribuciones de este instrumento para esa planificación. Se utilizó la investigación bibliográfica para fundamentar el estudio, seguida de la aplicación de un cuestionario con el Director de Capacitación del municipio de Caucaia-CE. Se concluyó que el PMC puede contribuir efectivamente a la planificación de la formación continua de los docentes, ya que permite la observación sistemática de todos los elementos necesarios para que el encuentro de formación se desarrolle sin intercurrencias.Research, Society and Development2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3866710.33448/rsd-v11i17.38667Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e53111738667Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e53111738667Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e531117386672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667/32052Copyright (c) 2022 Francisco Jardilson Barroso Ferreira; Larissa Camila Martins de Oliveira; Andrea Moura da Costa Souza; Igor de Moraes Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Francisco Jardilson Barroso Oliveira, Larissa Camila Martins de Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38667Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:18.024827Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores The contributions of the Project Model Canvas in planning the continuing education of teachers Los aportes del Proyecto Lienzo Modelo Canvas en la planificación de la formación continua de los docentes |
title |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
spellingShingle |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores Ferreira, Francisco Jardilson Barroso Project Model Canvas Planejamento Formação de professores. Proyecto Modelo Canvas Planificación Formación de profesores. Project Model Canvas Planning Teacher training. |
title_short |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
title_full |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
title_fullStr |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
title_sort |
As contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores |
author |
Ferreira, Francisco Jardilson Barroso |
author_facet |
Ferreira, Francisco Jardilson Barroso Oliveira, Larissa Camila Martins de Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Larissa Camila Martins de Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Francisco Jardilson Barroso Oliveira, Larissa Camila Martins de Souza, Andrea Moura da Costa Paim, Igor de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Project Model Canvas Planejamento Formação de professores. Proyecto Modelo Canvas Planificación Formación de profesores. Project Model Canvas Planning Teacher training. |
topic |
Project Model Canvas Planejamento Formação de professores. Proyecto Modelo Canvas Planificación Formación de profesores. Project Model Canvas Planning Teacher training. |
description |
O artigo visa analisar as contribuições do Project Model Canvas no planejamento da formação continuada de professores. Nesse âmbito, aborda especificamente como utilizar o Project Model Canvas - PMC para elaboração de projetos, o que deve ser pensado ao planejar a formação de professores e as contribuições desse instrumento para esse planejamento. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, seguido da aplicação de um questionário com o Diretor de Formação do município de Caucaia-CE. Concluiu-se que o PMC pode contribuir efetivamente para o planejamento das formações continuadas dos professores, uma vez que permite observar de forma sistemática todos os elementos necessários para que o encontro formativo se realize sem intercorrências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667 10.33448/rsd-v11i17.38667 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i17.38667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38667/32052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e53111738667 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e53111738667 Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e53111738667 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052731537489920 |