UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inaiara Leite
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Isaiane Rocha, Pereira, Ronaldo Coelho, de Lima, Fagner Rodrigues, de Souza, Emanuel Veras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123
Resumo: Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.
id IFCE-1_d88d4d3c0ad210e9041367761d388f49
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2123
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIOEnsino de FísicaLei de FaradayAtividade experimentalEletromagnetismoEste trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeórico; Experimentalapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212310.21439/conexoes.v15i0.2123Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e0210172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123/1562Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Inaiara LeiteBezerra, Isaiane RochaPereira, Ronaldo Coelhode Lima, Fagner Rodriguesde Souza, Emanuel Veras2022-08-22T09:53:50Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2123Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
title UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Rodrigues, Inaiara Leite
Ensino de Física
Lei de Faraday
Atividade experimental
Eletromagnetismo
title_short UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
title_full UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
title_sort UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
author Rodrigues, Inaiara Leite
author_facet Rodrigues, Inaiara Leite
Bezerra, Isaiane Rocha
Pereira, Ronaldo Coelho
de Lima, Fagner Rodrigues
de Souza, Emanuel Veras
author_role author
author2 Bezerra, Isaiane Rocha
Pereira, Ronaldo Coelho
de Lima, Fagner Rodrigues
de Souza, Emanuel Veras
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inaiara Leite
Bezerra, Isaiane Rocha
Pereira, Ronaldo Coelho
de Lima, Fagner Rodrigues
de Souza, Emanuel Veras
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Lei de Faraday
Atividade experimental
Eletromagnetismo
topic Ensino de Física
Lei de Faraday
Atividade experimental
Eletromagnetismo
description Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Teórico; Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123
10.21439/conexoes.v15i0.2123
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123/1562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 15 (2021): Publicação Contínua; e021017
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042066393399296