UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123 |
Resumo: | Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação. |
id |
IFCE-1_f2b15b00608ac46a73d91d8fcc15da8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2123 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIOEnsino; Ensino de FísicaEnsino de Física; Lei de Faraday; Atividade experimental; EletromagnetismoEste trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Rodrigues, Inaiara LeiteBezerra, Isaiane RochaPereira, Ronaldo Coelhode Lima, Fagner Rodriguesde Souza, Emanuel Veras2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeórico; Experimentalapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212310.21439/conexoes.v15i0.2123Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123/1562Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2123Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
title |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO Rodrigues, Inaiara Leite Ensino; Ensino de Física Ensino de Física; Lei de Faraday; Atividade experimental; Eletromagnetismo |
title_short |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO |
author |
Rodrigues, Inaiara Leite |
author_facet |
Rodrigues, Inaiara Leite Bezerra, Isaiane Rocha Pereira, Ronaldo Coelho de Lima, Fagner Rodrigues de Souza, Emanuel Veras |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Isaiane Rocha Pereira, Ronaldo Coelho de Lima, Fagner Rodrigues de Souza, Emanuel Veras |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Inaiara Leite Bezerra, Isaiane Rocha Pereira, Ronaldo Coelho de Lima, Fagner Rodrigues de Souza, Emanuel Veras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Ensino de Física Ensino de Física; Lei de Faraday; Atividade experimental; Eletromagnetismo |
topic |
Ensino; Ensino de Física Ensino de Física; Lei de Faraday; Atividade experimental; Eletromagnetismo |
description |
Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Teórico; Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123 10.21439/conexoes.v15i0.2123 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2123/1562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021017 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112135462912 |