Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Ilda Tavares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Stevens, Ana Paula de Castro, dos Santos, Éverton Feitosa, Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues, Ferreira, Hyorran Cristian Paes, Furtado, Kenedy Daniel Calegari, de Carvalho, Victor Esmite Barroso, Stein, Cléver Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876
Resumo: O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
id VERACRUZ-0_46da90fb92ef63e811281efcdf06587f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59876
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidianoeletromagnetismolei de FaradaymaqueteO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5987610.34117/bjdv9n5-166Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16987-17003Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16987-17003Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16987-170032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876/43282Meneses, Ilda TavaresStevens, Ana Paula de Castrodos Santos, Éverton FeitosaBarbosa, Gabriel Marcos RodriguesFerreira, Hyorran Cristian PaesFurtado, Kenedy Daniel Calegaride Carvalho, Victor Esmite BarrosoStein, Cléver Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-23T11:59:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59876Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:54.125437Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
spellingShingle Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
Meneses, Ilda Tavares
eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
title_short Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_full Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_fullStr Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_full_unstemmed Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
title_sort Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano
author Meneses, Ilda Tavares
author_facet Meneses, Ilda Tavares
Stevens, Ana Paula de Castro
dos Santos, Éverton Feitosa
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
de Carvalho, Victor Esmite Barroso
Stein, Cléver Reis
author_role author
author2 Stevens, Ana Paula de Castro
dos Santos, Éverton Feitosa
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
de Carvalho, Victor Esmite Barroso
Stein, Cléver Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Ilda Tavares
Stevens, Ana Paula de Castro
dos Santos, Éverton Feitosa
Barbosa, Gabriel Marcos Rodrigues
Ferreira, Hyorran Cristian Paes
Furtado, Kenedy Daniel Calegari
de Carvalho, Victor Esmite Barroso
Stein, Cléver Reis
dc.subject.por.fl_str_mv eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
topic eletromagnetismo
lei de Faraday
maquete
description O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876
10.34117/bjdv9n5-166
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n5-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59876/43282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16987-17003
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16987-17003
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16987-17003
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645632838041600