A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vitória Maria Coutinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santiago, Silvany Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076
Resumo: Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente.
id IFCE-1_f205708423a06af298474c6ddb5cd7a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Gomes, Vitória Maria CoutinhoSantiago, Silvany Bastos2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/207610.21439/conexoes.v15i0.2076Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210152176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076/1560Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
title A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
spellingShingle A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
Gomes, Vitória Maria Coutinho
title_short A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
title_full A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
title_fullStr A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
title_full_unstemmed A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
title_sort A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
author Gomes, Vitória Maria Coutinho
author_facet Gomes, Vitória Maria Coutinho
Santiago, Silvany Bastos
author_role author
author2 Santiago, Silvany Bastos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vitória Maria Coutinho
Santiago, Silvany Bastos
dc.subject.none.fl_str_mv

description Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076
10.21439/conexoes.v15i0.2076
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v15i0.2076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076/1560
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021015
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111167627264