A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076 |
Resumo: | Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente. |
id |
IFCE-1_f205708423a06af298474c6ddb5cd7a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE)Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Gomes, Vitória Maria CoutinhoSantiago, Silvany Bastos2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/207610.21439/conexoes.v15i0.2076Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e0210152176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076/1560Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:50Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
title |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
spellingShingle |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) Gomes, Vitória Maria Coutinho |
title_short |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
title_full |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
title_fullStr |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
title_full_unstemmed |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
title_sort |
A PLURALIDADE DOS SABERES DOS DOCENTES E AS RELAÇÕES ENTRE SI: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE MARACANAÚ (CE) |
author |
Gomes, Vitória Maria Coutinho |
author_facet |
Gomes, Vitória Maria Coutinho Santiago, Silvany Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Silvany Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vitória Maria Coutinho Santiago, Silvany Bastos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo traz um estudo sobre a docência universitária, especificamente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no Campus de Maracanaú, tradicionalmente essa instituição oferta cursos técnicos e a partir de 2008, cursos de licenciatura. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a pluralidade dos saberes dos professores das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Química. Trata-se de uma pesquisa descritiva através de um estudo de caso. Como técnica de pesquisa foi elaborado um questionário através do recurso do whatsapp, em razão da atual Pandemia e tendo em vista acatar o Decreto nº 33.510/2020, de 16 de março de 2020 , do Governo do Estado do Ceará, que estabelece um momento crítico no sistema de saúde e instruiu sobre as precauções na tentativa de reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. Os resultados mostraram que os conhecimentos e as competências exercem influência na prática e contribuem com o processo identitário de cada docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076 10.21439/conexoes.v15i0.2076 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v15i0.2076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2076/1560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 15 (2021): Publicação Contínua; e021015 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111167627264 |