SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polese Alves, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moscon Oliveira, Eduardo Augusto, Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/39
Resumo: O objetivo desse artigo foi apresentar uma sequência didática que promovesse educação científica na educação profissional e que aproximasse a educação formal dos espaços não formais de educação. O artigo faz uma breve discussão sobre sequência didática, apresentando momentos pedagógicos, e finalmente faz considerações sobre alfabetização científica. Essa sequência didática foi desenvolvida em turmas do primeiro período do curso técnico de Geoprocessamento do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo. Os resultados desse estudo demonstraram que a partir da articulação de educação profissional com a educação científica, foi possível valorizar o ensino da técnica e dos conteúdos procedimentais em sintonia com os conteúdos conceituais e atitudinais.  
id IFES-1_03a3b632be2f7ac7ebf9f72b6d0eab8e
oai_identifier_str oai::article/39
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAISEnsino de ciências e matemáticaEnsino de topografiaModelos científicosAlfabetização científicaO objetivo desse artigo foi apresentar uma sequência didática que promovesse educação científica na educação profissional e que aproximasse a educação formal dos espaços não formais de educação. O artigo faz uma breve discussão sobre sequência didática, apresentando momentos pedagógicos, e finalmente faz considerações sobre alfabetização científica. Essa sequência didática foi desenvolvida em turmas do primeiro período do curso técnico de Geoprocessamento do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo. Os resultados desse estudo demonstraram que a partir da articulação de educação profissional com a educação científica, foi possível valorizar o ensino da técnica e dos conteúdos procedimentais em sintonia com os conteúdos conceituais e atitudinais.  Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3910.36524/dect.v2i02.39Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 81-932236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/39/33Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolese Alves, LeonardoMoscon Oliveira, Eduardo AugustoVilela Paiva, Maria Auxiliadora2019-10-17T21:39:11Zoai::article/39Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.026997Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
title SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
spellingShingle SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
Polese Alves, Leonardo
Ensino de ciências e matemática
Ensino de topografia
Modelos científicos
Alfabetização científica
title_short SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
title_full SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
title_fullStr SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
title_full_unstemmed SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
title_sort SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VALIDAR UM MODELO CIENTÍFICO APROXIMANDO OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL DOS NÃO FORMAIS
author Polese Alves, Leonardo
author_facet Polese Alves, Leonardo
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polese Alves, Leonardo
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências e matemática
Ensino de topografia
Modelos científicos
Alfabetização científica
topic Ensino de ciências e matemática
Ensino de topografia
Modelos científicos
Alfabetização científica
description O objetivo desse artigo foi apresentar uma sequência didática que promovesse educação científica na educação profissional e que aproximasse a educação formal dos espaços não formais de educação. O artigo faz uma breve discussão sobre sequência didática, apresentando momentos pedagógicos, e finalmente faz considerações sobre alfabetização científica. Essa sequência didática foi desenvolvida em turmas do primeiro período do curso técnico de Geoprocessamento do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo. Os resultados desse estudo demonstraram que a partir da articulação de educação profissional com a educação científica, foi possível valorizar o ensino da técnica e dos conteúdos procedimentais em sintonia com os conteúdos conceituais e atitudinais.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/39
10.36524/dect.v2i02.39
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/39
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/39/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 81-93
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027471233024