SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motokane, Marcelo Tadeu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications.
id UFMG-11_d788f5a85ec8bb8455c49657ad4a6553
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33495
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHINGArgumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications.CECIMIG-FaE-UFMG2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3349510.1590/1983-2117201517s07 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495/26738Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotokane, Marcelo Tadeu2021-05-01T02:49:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33495Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:38Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
title SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
spellingShingle SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
Motokane, Marcelo Tadeu
Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.
title_short SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
title_full SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
title_fullStr SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
title_full_unstemmed SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
title_sort SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
author Motokane, Marcelo Tadeu
author_facet Motokane, Marcelo Tadeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motokane, Marcelo Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.
topic Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.
description O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495
10.1590/1983-2117201517s07
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495
identifier_str_mv 10.1590/1983-2117201517s07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495/26738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164168404992