SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications. |
id |
UFMG-11_d788f5a85ec8bb8455c49657ad4a6553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33495 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHINGArgumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications.CECIMIG-FaE-UFMG2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3349510.1590/1983-2117201517s07 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495/26738Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotokane, Marcelo Tadeu2021-05-01T02:49:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33495Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:38Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
title |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
spellingShingle |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING Motokane, Marcelo Tadeu Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica. |
title_short |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
title_full |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
title_fullStr |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
title_full_unstemmed |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
title_sort |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING |
author |
Motokane, Marcelo Tadeu |
author_facet |
Motokane, Marcelo Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motokane, Marcelo Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica. |
topic |
Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica. |
description |
O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas. This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495 10.1590/1983-2117201517s07 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-2117201517s07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33495/26738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164168404992 |