CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1054 |
Resumo: | As discussões das relações entre a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) vêm ganhando importância na área do Ensino de Ciências, principalmente, pela possibilidade de contribuir para a formação dos alunos numa perspectiva crítico-social. Este trabalho buscou identificar os elementos da educação CTS em textos de divulgação científica e, nesse contexto, compreender em que medida a utilização desses textos pode contribuir para o ensino de ciências no contexto escolar. A partir da análise documental, foi possível observar a existência de parâmetros que contribuem para uma educação CTS nos textos analisados. |
id |
IFES-1_0b189079615d080605d424adf8a66a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1054 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTSDivulgação científicaCTSEnsino de ciênciasAs discussões das relações entre a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) vêm ganhando importância na área do Ensino de Ciências, principalmente, pela possibilidade de contribuir para a formação dos alunos numa perspectiva crítico-social. Este trabalho buscou identificar os elementos da educação CTS em textos de divulgação científica e, nesse contexto, compreender em que medida a utilização desses textos pode contribuir para o ensino de ciências no contexto escolar. A partir da análise documental, foi possível observar a existência de parâmetros que contribuem para uma educação CTS nos textos analisados.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105410.36524/dect.v8i01.1054Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1054/648Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Gomes, VerennaRibeiro da Silva, RobertoSilva Brito, AssicleideAraújo Gastal, Maria Luiza2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1054Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.186315Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS Barbosa Gomes, Verenna Divulgação científica CTS Ensino de ciências |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA ABORDAGEM CTS |
author |
Barbosa Gomes, Verenna |
author_facet |
Barbosa Gomes, Verenna Ribeiro da Silva, Roberto Silva Brito, Assicleide Araújo Gastal, Maria Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro da Silva, Roberto Silva Brito, Assicleide Araújo Gastal, Maria Luiza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Gomes, Verenna Ribeiro da Silva, Roberto Silva Brito, Assicleide Araújo Gastal, Maria Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica CTS Ensino de ciências |
topic |
Divulgação científica CTS Ensino de ciências |
description |
As discussões das relações entre a Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) vêm ganhando importância na área do Ensino de Ciências, principalmente, pela possibilidade de contribuir para a formação dos alunos numa perspectiva crítico-social. Este trabalho buscou identificar os elementos da educação CTS em textos de divulgação científica e, nesse contexto, compreender em que medida a utilização desses textos pode contribuir para o ensino de ciências no contexto escolar. A partir da análise documental, foi possível observar a existência de parâmetros que contribuem para uma educação CTS nos textos analisados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1054 10.36524/dect.v8i01.1054 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1054 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1054/648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028246130688 |