O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Débora Cristina Oliveira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089
Resumo: A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.
id UFRN_7da342aef1d7ee24eb4454f7646cfe26
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22089
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santana, Débora Cristina Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/4743768466386682http://lattes.cnpq.br/6685565063970044Nunes, Albino Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235Sousa Júnior, Francisco Souto dehttp://lattes.cnpq.br/5064377445535415Moreira, Patricia Flávia da Silva Diashttp://lattes.cnpq.br/9109298434418130Dantas, Josivania Marisa2017-02-24T00:31:28Z2017-02-24T00:31:28Z2016-07-21SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.La divulgación científica y los textos de divulgación científica vienen presentando de manera destacada en la investigación en el área de la educación en la ciencia. La investigación indicado aquí se desarrollado en las escuelas Estatal Berilo Wanderley y Prof. Francisco Ivo Cavalcanti, situado la ciudad de Natal/RN. El objetivo de este trabajo fue elaborar una unidad didáctica dentro de uma perspectiva CTS desde un texto de divugación científica para trabajar conceptos de química orgánica. La aplicación de la unidad de educación se realiza en una clase de la escuela secundária, con la participación de 16 estudiantes. La investigación se desarrolló en cuatro etapas: análisis de trabajos en revistas nacionales e internacionales de divulgación científica y textos de divulgación científica; la aplicación de un cuestionario sobre la percepción de los estudiantes sobre la ciencia y la tecnología; la elaboración y aplicación de la unidad de enseñanza y aplicación de un cuestionario para la evaluación de la unidad de enseñanza. Para la recolección de datos sobre la aplicación de la unidad educativa fue la técnica de la observación y los instrumentos fueron: observación participativa, diario de campo y fotos. Los datos fueron analizados en el enfoque cualitativo. Los resultados muestran las actividades propuestas en la unidad didáctica permitieron la construcción del conocimiento de una manera motivadora y significativa. Por lo tanto, los textos científicos pueden ser elementos empleados para la enseñanza de los conceptos científicos en las clases de química.porO uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino para o ensino de QuímicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de químicaCTSDivulgação científicaO uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdfDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdfapplication/pdf1971415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/1/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf6afc9653a1a51f49cb6e5af2171650e3MD51Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfapplication/pdf1122407https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfdbb25415ee28231045e2c09535e2588eMD56TEXTDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain236799https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/4/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtd02af5c3fa7e0e520fc3c758ca46b1a0MD54Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain26644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txt84e2036099ab83be9608bc0e515d9691MD57THUMBNAILDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/5/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgdd2312702209788db9e67faaef2ba38aMD55Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1543https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpg96382a57bd1f42c4838fe86f43ec70aeMD58123456789/220892020-01-05 04:56:21.16oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:56:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
title O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
spellingShingle O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
Santana, Débora Cristina Oliveira de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de química
CTS
Divulgação científica
title_short O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
title_full O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
title_fullStr O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
title_full_unstemmed O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
title_sort O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
author Santana, Débora Cristina Oliveira de
author_facet Santana, Débora Cristina Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4743768466386682
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6685565063970044
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sousa Júnior, Francisco Souto de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064377445535415
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9109298434418130
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Débora Cristina Oliveira de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7808069169974235
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
contributor_str_mv Nunes, Albino Oliveira
Dantas, Josivania Marisa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Ensino de química
CTS
Divulgação científica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
CTS
Divulgação científica
description A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T00:31:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-24T00:31:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089
identifier_str_mv SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino para o ensino de Química
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/1/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/4/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/5/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6afc9653a1a51f49cb6e5af2171650e3
dbb25415ee28231045e2c09535e2588e
d02af5c3fa7e0e520fc3c758ca46b1a0
84e2036099ab83be9608bc0e515d9691
dd2312702209788db9e67faaef2ba38a
96382a57bd1f42c4838fe86f43ec70ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117912245305344