O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089 |
Resumo: | A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química. |
id |
UFRN_7da342aef1d7ee24eb4454f7646cfe26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22089 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Débora Cristina Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/4743768466386682http://lattes.cnpq.br/6685565063970044Nunes, Albino Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235Sousa Júnior, Francisco Souto dehttp://lattes.cnpq.br/5064377445535415Moreira, Patricia Flávia da Silva Diashttp://lattes.cnpq.br/9109298434418130Dantas, Josivania Marisa2017-02-24T00:31:28Z2017-02-24T00:31:28Z2016-07-21SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química.La divulgación científica y los textos de divulgación científica vienen presentando de manera destacada en la investigación en el área de la educación en la ciencia. La investigación indicado aquí se desarrollado en las escuelas Estatal Berilo Wanderley y Prof. Francisco Ivo Cavalcanti, situado la ciudad de Natal/RN. El objetivo de este trabajo fue elaborar una unidad didáctica dentro de uma perspectiva CTS desde un texto de divugación científica para trabajar conceptos de química orgánica. La aplicación de la unidad de educación se realiza en una clase de la escuela secundária, con la participación de 16 estudiantes. La investigación se desarrolló en cuatro etapas: análisis de trabajos en revistas nacionales e internacionales de divulgación científica y textos de divulgación científica; la aplicación de un cuestionario sobre la percepción de los estudiantes sobre la ciencia y la tecnología; la elaboración y aplicación de la unidad de enseñanza y aplicación de un cuestionario para la evaluación de la unidad de enseñanza. Para la recolección de datos sobre la aplicación de la unidad educativa fue la técnica de la observación y los instrumentos fueron: observación participativa, diario de campo y fotos. Los datos fueron analizados en el enfoque cualitativo. Los resultados muestran las actividades propuestas en la unidad didáctica permitieron la construcción del conocimiento de una manera motivadora y significativa. Por lo tanto, los textos científicos pueden ser elementos empleados para la enseñanza de los conceptos científicos en las clases de química.porO uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino para o ensino de QuímicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de químicaCTSDivulgação científicaO uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdfDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdfapplication/pdf1971415https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/1/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf6afc9653a1a51f49cb6e5af2171650e3MD51Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfapplication/pdf1122407https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdfdbb25415ee28231045e2c09535e2588eMD56TEXTDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain236799https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/4/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txtd02af5c3fa7e0e520fc3c758ca46b1a0MD54Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain26644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txt84e2036099ab83be9608bc0e515d9691MD57THUMBNAILDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgDeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/5/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpgdd2312702209788db9e67faaef2ba38aMD55Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1543https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpg96382a57bd1f42c4838fe86f43ec70aeMD58123456789/220892020-01-05 04:56:21.16oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:56:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
title |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
spellingShingle |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química Santana, Débora Cristina Oliveira de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Ensino de química CTS Divulgação científica |
title_short |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
title_full |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
title_fullStr |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
title_full_unstemmed |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
title_sort |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química |
author |
Santana, Débora Cristina Oliveira de |
author_facet |
Santana, Débora Cristina Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4743768466386682 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6685565063970044 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa Júnior, Francisco Souto de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5064377445535415 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9109298434418130 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Débora Cristina Oliveira de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Nunes, Albino Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7808069169974235 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Josivania Marisa |
contributor_str_mv |
Nunes, Albino Oliveira Dantas, Josivania Marisa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Ensino de química CTS Divulgação científica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química CTS Divulgação científica |
description |
A Divulgação Científica e os Textos de divulgação científica vêm apresentando destaque nas pesquisas da área de educação em ciências. A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Estaduais Berilo Wanderley e Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizadas no município de Natal/RN. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma unidade de ensino dentro de uma perspectiva CTS a partir de um texto de divulgação científica para trabalhar conceitos da química orgânica. A aplicação da unidade de ensino foi realizada com uma turma da terceira serie do ensino médio com a participação de 16 alunos. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: análise de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais sobre divulgação científica e textos de divulgação científica; aplicação de um questionário sobre percepção dos alunos sobre ciência e tecnologia; elaboração e aplicação da unidade de ensino e aplicação de um questionário de avaliação da unidade de ensino. Para coleta dos dados na aplicação da unidade de ensino foi utilizada a técnica de observação e os instrumentos foram: roteiro de observação, diário de campo e fotografias. Os dados foram analisados a luz da abordagem qualitativa. Os resultados demostraram que as atividades propostas na unidade didática possibilitaram a construção do conhecimento de forma motivadora e significativa. Sendo assim, os textos de divulgação científica podem ser elementos colaboradores para o ensino de conceitos científicos nas aulas de química. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T00:31:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-24T00:31:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Débora Cristina Oliveira de. O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino com uma abordagem CTS para educação química. 2016. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de texto de divulgação científica em uma unidade de ensino para o ensino de Química |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/1/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/4/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/5/DeboraCristinaOliveiraDeSantana_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22089/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Santana_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6afc9653a1a51f49cb6e5af2171650e3 dbb25415ee28231045e2c09535e2588e d02af5c3fa7e0e520fc3c758ca46b1a0 84e2036099ab83be9608bc0e515d9691 dd2312702209788db9e67faaef2ba38a 96382a57bd1f42c4838fe86f43ec70ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117912245305344 |