Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Verenna Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39394
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
id UNB_0fa3d8a6b2e0556dab2a464a1774343c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/39394
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gomes, Verenna BarbosaSilva, Roberto Ribeiro da2020-08-13T12:15:27Z2020-08-13T12:15:27Z2020-08-132019-12-09GOMES, Verenna Barbosa. Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior. 2019. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39394Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.A presente pesquisa percorre o objetivo de investigar e analisar as questões que emergem da ausência, ou quase ausência, da utilização de Textos de Divulgação Científica por professores de nível superior em suas aulas para os cursos de licenciatura em Química. Nesse sentido, por meio de entrevistas, os estudos foram direcionados em dois contextos: no contexto da prática docente dos professores; no contexto da prática de escrita de Textos de Divulgação Científica pelos divulgadores da ciência. Buscamos, então, uma aproximação com os divulgadores da ciência que escrevem Textos de Divulgação Científica. A escuta sobre o que os divulgadores pensam a respeito desse tipo de texto, desde o momento que antecede a escrita (Por que escrevem? O que escrevem? Aonde querem chegar?) até a sua veiculação, nos proporcionou identificar elementos que reforçam as nossas apostas nos TDC como material a ser utilizado no ensino superior. Os seus olhares para os TDC têm reflexos importantes dos seus olhares para a ciência. É como dizer que o discurso que fazem da ciência ressoa no discurso presente nos Textos de Divulgação Científica que escrevem. Seguimos adiante e fomos em busca de nos aproximarmos dos professores, de escutá-los com respeito, levando em consideração a formação e as trajetórias que percorreram no contexto acadêmico, sem, portanto, fazer julgamentos severos, críticos e violentos da relação de suas práticas docentes com os TDC. Interpretar a forma como esses sujeitos olham para a ciência, a tecnologia e a sociedade e estabelecer relações desses olhares com o uso dos TDC, nos possibilitou responder nossa pergunta de pesquisa. Nossas análises. a partir das transcrições analisadas à luz da Teoria Fundamentada, pressupõem que as concepções de ciência, de tecnologia, e suas inter-relações com a sociedade refletem tanto na escrita de TDC pelos divulgadores da ciência, quanto na utilização desses textos na prática docente dos professores. Dessa forma, inferimos que, embora os divulgadores científicos assumem que os TDC podem ser utilizados no ensino, inclusive ensino superior, a fragilidade das concepções dos professores sobre Ciência, Tecnologia e de suas relações com a Sociedade, reflete na falta de concomitância entre a formação no ensino superior que valorize essas relações e sua aproximação com os Textos de Divulgação Científica.This research aims to investigate and analyze the emergent questions from the absence, or almost absence, of Scientific Dissemination Texts (TCD) use by higher level teachers of undergraduate courses in their classes. Therefore, interviews were realized to direct the study in two contexts: teachers' teaching practice context and practice of writing Scientific Dissemination Texts by science disseminators context. An approach to the writers of these Scientific Dissemination Texts was established to listening what they think about this type of text, from the moment before writing (Why do they write? What do they write? Where do they want to go?) until the broadcasting. Thus, it was possible to identify elements that reinforce our conviction that TDC is a material to be used in higher education. Your eyes on TDCs have important reflections on your eyes on science. It is like that their science discourse resonates with the discourse present in the Scientific Dissemination Texts which they wrote. The next step was our approach to these teachers, listening them respectfully, taking into account their formation and trajectories in the academic context, without, therefore, making harsh, critical and violent judgments of their teaching practices applying the TDC. Interpret the way these teachers look at science, technology and society and establish relationships of these views with TDC use was the point. Our analyzes from the transcriptions evaluated in the light of Grounded Theory, assume that the conceptions of science, technology, and their interrelations with society reflect both writing of TDC by science disseminators and using these texts in teachers' teaching practice.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasOs textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTextos de divulgação científicaEnsino superiorCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2019_VerennaBarbosaGomes.pdf2019_VerennaBarbosaGomes.pdfapplication/pdf2075921http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39394/1/2019_VerennaBarbosaGomes.pdf99dd7a5baf163da5485747b18aad6e78MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39394/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/393942024-03-14 13:05:38.169open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/39394U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-03-14T16:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
title Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
spellingShingle Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
Gomes, Verenna Barbosa
Textos de divulgação científica
Ensino superior
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Práticas docentes
title_short Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
title_full Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
title_fullStr Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
title_full_unstemmed Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
title_sort Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior
author Gomes, Verenna Barbosa
author_facet Gomes, Verenna Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Verenna Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
contributor_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Textos de divulgação científica
Ensino superior
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Práticas docentes
topic Textos de divulgação científica
Ensino superior
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Práticas docentes
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-13T12:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-13T12:15:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Verenna Barbosa. Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior. 2019. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/39394
identifier_str_mv GOMES, Verenna Barbosa. Os textos de divulgação científica e suas relações com a prática docente no ensino superior. 2019. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39394/1/2019_VerennaBarbosaGomes.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/39394/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99dd7a5baf163da5485747b18aad6e78
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863756677906432