O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudio de Oliveira Freitas, Rony
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bento Barreiro, Cristhianny, Rodrigues de Souza, Ruberley, Souzalima Caldoncelli Franco, Frederico, Murta, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/359
Resumo: A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi constituída pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. A partir daí a rede tem experimentado um grande crescimento e, principalmente, um espalhamento pelo território brasileiro, com uma positiva interiorização da oferta, com a premissa básica de levar para uma grande diversidade de localidades educação de qualidade agregada à oferta de formação técnica, mas também graduação e pós-graduação, alinhando, de maneira harmônica, pesquisa, ensino e extensão. Essa expansão e experimentação de novos modelos de oferta tem levado a Rede a pensar em estratégias que possam minimizar os impactos do rápido crescimento e manter a qualidade já reconhecida pela sociedade brasileira. Uma dessas estratégias foi a constituição de um Mestrado ofertado em todo o território nacional, com a participação das instituições que compõem a Rede Federal (inicialmente 18 delas), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Neste texto são apresentadas algumas bases teóricas que sustentam a criação e a condução desse Mestrado, bem como sua forma de organização e estruturação, cuja oferta intenta, principalmente, contribuir para a melhoria dos processos de ensino na Educação Profissional e Tecnológica - EPT e consolidar a Rede Federal como produtora de conhecimentos em EPT.
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