A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Campolin, Luciane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miotto Catolino Raymundo, Gislene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização.
id IFES-1_0dc1f0a19f65cbcc33bee2476c718c8d
oai_identifier_str oai::article/721
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus CaçadorAvaliação da AprendizagemEducação Profissional e TecnológicaCursos Técnicos SubsequentesEste trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização.EDIFES2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 113-1342594-482710.36524/profept.v6i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721/915Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Campolin, LucianeMiotto Catolino Raymundo, Gislene2022-05-28T04:53:51Zoai::article/721Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:18.072760Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
title A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
spellingShingle A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
da Costa Campolin, Luciane
Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Cursos Técnicos Subsequentes
title_short A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
title_full A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
title_fullStr A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
title_full_unstemmed A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
title_sort A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
author da Costa Campolin, Luciane
author_facet da Costa Campolin, Luciane
Miotto Catolino Raymundo, Gislene
author_role author
author2 Miotto Catolino Raymundo, Gislene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Campolin, Luciane
Miotto Catolino Raymundo, Gislene
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Cursos Técnicos Subsequentes
topic Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional e Tecnológica
Cursos Técnicos Subsequentes
description Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721/915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 113-134
2594-4827
10.36524/profept.v6i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029458284544