A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. |
id |
IFES-1_0dc1f0a19f65cbcc33bee2476c718c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/721 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus CaçadorAvaliação da AprendizagemEducação Profissional e TecnológicaCursos Técnicos SubsequentesEste trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização.EDIFES2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 113-1342594-482710.36524/profept.v6i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721/915Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Campolin, LucianeMiotto Catolino Raymundo, Gislene2022-05-28T04:53:51Zoai::article/721Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:18.072760Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
title |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
spellingShingle |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador da Costa Campolin, Luciane Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional e Tecnológica Cursos Técnicos Subsequentes |
title_short |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
title_full |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
title_fullStr |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
title_full_unstemmed |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
title_sort |
A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador |
author |
da Costa Campolin, Luciane |
author_facet |
da Costa Campolin, Luciane Miotto Catolino Raymundo, Gislene |
author_role |
author |
author2 |
Miotto Catolino Raymundo, Gislene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa Campolin, Luciane Miotto Catolino Raymundo, Gislene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional e Tecnológica Cursos Técnicos Subsequentes |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional e Tecnológica Cursos Técnicos Subsequentes |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal de Santa Catariana - IFSC no Campus Caçador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de aproximadamente vinte estudantes e quatro docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções de avaliação distintas, o que consequentemente leva a práticas distintas em conceber o processo. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos docentes em modificar suas práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721/915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciane da Costa Campolin, Gislene Miotto Catolino Raymundo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 6 n. 1 (2022): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 113-134 2594-4827 10.36524/profept.v6i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029458284544 |