Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva. |
id |
UECE-1_34651922f3a4ceddca1758a6a3a70bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/182 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.Projeto PedagógicoEnsino Técnico SubsequenteFormação profissional.Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.EdUECE2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/18210.25053/redufor.v3i9.182Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 102-1202448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariléia Maria daGuedes, Thaís2023-06-29T12:08:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/182Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08:55Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
title |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
spellingShingle |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Silva, Mariléia Maria da Projeto Pedagógico Ensino Técnico Subsequente Formação profissional . |
title_short |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
title_full |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
title_fullStr |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
title_full_unstemmed |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
title_sort |
Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. |
author |
Silva, Mariléia Maria da |
author_facet |
Silva, Mariléia Maria da Guedes, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Thaís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariléia Maria da Guedes, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Pedagógico Ensino Técnico Subsequente Formação profissional . |
topic |
Projeto Pedagógico Ensino Técnico Subsequente Formação profissional . |
description |
Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182 10.25053/redufor.v3i9.182 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v3i9.182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120 Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120 Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 102-120 Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443056353280 |