Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariléia Maria da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guedes, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182
Resumo: Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.
id UECE-1_34651922f3a4ceddca1758a6a3a70bf0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/182
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.Projeto PedagógicoEnsino Técnico SubsequenteFormação profissional.Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.EdUECE2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/18210.25053/redufor.v3i9.182Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 102-120Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 102-1202448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariléia Maria daGuedes, Thaís2023-06-29T12:08:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/182Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08:55Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
title Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
spellingShingle Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
Silva, Mariléia Maria da
Projeto Pedagógico
Ensino Técnico Subsequente
Formação profissional
.
title_short Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
title_full Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
title_fullStr Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
title_full_unstemmed Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
title_sort Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis.
author Silva, Mariléia Maria da
author_facet Silva, Mariléia Maria da
Guedes, Thaís
author_role author
author2 Guedes, Thaís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariléia Maria da
Guedes, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Pedagógico
Ensino Técnico Subsequente
Formação profissional
.
topic Projeto Pedagógico
Ensino Técnico Subsequente
Formação profissional
.
description Este artigo tem como objeto discutir a formação dos trabalhadores no Ensino Técnico Subsequente mediante análise dos projetos pedagógicos de cinco cursos do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Florianópolis. Observou-se a presença da Pedagogia das Competências como eixo na composição curricular dos cursos. Destaca-se, também, a articulação com a iniciativa privada para o desenho dos projetos dos cursos, a presença preponderante de disciplinas de cunho técnico e o discurso do empreendedorismo nos projetos que, num contexto institucional de crescimento de ofertas formativas de curta duração, alinham-se às discussões sobre as novas dinâmicas capital-trabalho, articuladas à educação com a revitalização da Teoria do Capital Humano. A análise dos projetos deu sinais de que os grupos proponentes têm buscado alternativas didático-pedagógicas no enfrentamento de questões ligadas à formação de trabalhadores, no entanto, o debate da formação política à luz da perspectiva crítica de transformação social e superação do capital não se efetiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182
10.25053/redufor.v3i9.182
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182
identifier_str_mv 10.25053/redufor.v3i9.182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Mariléia Maria da Silva, Thaís Guedes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 3 No. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120
Educ. Form.; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120
Éducation et formation; Vol. 3 No 9 (2018): Educação & Formação; 102-120
Educ. Form.; v. 3 n. 9 (2018): Educação & Formação; 102-120
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443056353280