CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcio Araujo Sobrinho, Eder
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira Marins Azevedo, Rosa, Antonio Stefanuto, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429
Resumo: O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos.
id IFES-1_0ee1600304a16451c85e72289120cafb
oai_identifier_str oai::article/429
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOEducação FísicaFormação Humana IntegradaEnsino Médio IntegradoO presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/42910.36524/profept.v2i2.429Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 118-1322594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429/376Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMárcio Araujo Sobrinho, Eder Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei 2020-01-06T13:33:32Zoai::article/429Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.008190Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Márcio Araujo Sobrinho, Eder
Educação Física
Formação Humana Integrada
Ensino Médio Integrado
title_short CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_full CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
author Márcio Araujo Sobrinho, Eder
author_facet Márcio Araujo Sobrinho, Eder
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
author_role author
author2 Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcio Araujo Sobrinho, Eder
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação Humana Integrada
Ensino Médio Integrado
topic Educação Física
Formação Humana Integrada
Ensino Médio Integrado
description O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429
10.36524/profept.v2i2.429
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i2.429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 118-132
2594-4827
10.36524/profept.v2i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029366009856