CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429 |
Resumo: | O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos. |
id |
IFES-1_0ee1600304a16451c85e72289120cafb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/429 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOEducação FísicaFormação Humana IntegradaEnsino Médio IntegradoO presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/42910.36524/profept.v2i2.429Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 118-1322594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429/376Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMárcio Araujo Sobrinho, Eder Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei 2020-01-06T13:33:32Zoai::article/429Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.008190Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Márcio Araujo Sobrinho, Eder Educação Física Formação Humana Integrada Ensino Médio Integrado |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
author |
Márcio Araujo Sobrinho, Eder |
author_facet |
Márcio Araujo Sobrinho, Eder Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Márcio Araujo Sobrinho, Eder Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Formação Humana Integrada Ensino Médio Integrado |
topic |
Educação Física Formação Humana Integrada Ensino Médio Integrado |
description |
O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429 10.36524/profept.v2i2.429 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i2.429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/429/376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 118-132 2594-4827 10.36524/profept.v2i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029366009856 |