EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Rafael Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vogel, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439
Resumo: O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.
id IFES-1_0f68a446c7773ba40bff89a4e1782868
oai_identifier_str oai::article/1439
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAO ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439/832Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Rafael AlmeidaVogel, Marcos 2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1439Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.441423Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
de Freitas, Rafael Almeida
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author de Freitas, Rafael Almeida
author_facet de Freitas, Rafael Almeida
Vogel, Marcos
author_role author
author2 Vogel, Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Rafael Almeida
Vogel, Marcos
description O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439/832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03
2236-2150
10.36524/dect.v8i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028931899392