EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439 |
Resumo: | O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado. |
id |
IFES-1_0f68a446c7773ba40bff89a4e1782868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1439 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAO ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439/832Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Rafael AlmeidaVogel, Marcos 2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1439Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.441423Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA de Freitas, Rafael Almeida |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2013 E 2017 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
author |
de Freitas, Rafael Almeida |
author_facet |
de Freitas, Rafael Almeida Vogel, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Vogel, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Rafael Almeida Vogel, Marcos |
description |
O ensino médio integrado é um itinerário formativo nacional que busca a superação da formaçãotécnica e geral tradicionais, por meio de uma formação que une conhecimentos canônicos eprofissionais. O ensino de ciências CTS é uma concepção de ensino que procura superar aeducação científica tradicional, provocando uma mudança nos objetivos educacionais desta. Oobjetivo desse trabalho é apontar algumas questões do ensino integrado que podem estarassociadas com preocupações CTS, o que justificaria a colaboração entre esses dois campos. Paraisso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de entrevistas a quatorze jovensque frequentam um curso integrado, cujo resultados foram submetidas a uma análise crítica. Oensino integrado demanda principalmente, na visão dos estudantes, um ensino mais centrado nosestudantes, renegociações curriculares e mais integração de conteúdos e pessoas; defende-seque essas questões são preocupações relevantes da educação científica CTS, de modo que, aeducação CTS poderia vir a colaborar para o projeto do ensino integrado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1439/832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03 2236-2150 10.36524/dect.v8i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028931899392 |