DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Danilo Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Penido, Maria Cristina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562
Resumo: No âmbito do ensino de Ciências/Física poucas são as produções bibliográficas que tem se preocupado com as metodologias de ensino partindo das básicas teóricas que remetem ao Ensino Médio Integrado (EMI). Este artigo aborda essa lacuna da literatura e integra um estudo maior que tem como objetivo compreender como tem se processado o ensino de Física no EMI na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Aqui, buscamos compreender qual a visão do professor de Física para o EMI e como ele pensa a apresentação da disciplina nessa forma de oferta do ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, e toma para análise o questionário aplicado a docentes que ministraram a disciplina de Física no EMI no Instituto Federal da Bahia (IFBA) entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados do estudo revelam que há um número considerável de professores que associam seu ideal de EMI àquele ensino que preza pela formação plena do sujeito (incluída sua habilitação profissional) a partir de um constante diálogo de docentes das diferentes especialidades (formação básica e técnica), no entanto, esses profissionais reconhecem a existência de poucos elementos que reforcem esse tipo de ensino na descrição do componente curricular da Física, e que esse ideal de integração entre a ciência básica e a formação profissional nem sempre é levado para a sua prática docente. A contribuição desse estudo se dá no fomento ao debate do ensino de Física no IFBA e em outras instituições que ofertam educação profissional, bem como para pensar a elaboração do currículo da Física a partir dos fundamentos teóricos do EMI, que salvo as particularidades, se aplicam as demais disciplinas do núcleo comum.
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