DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562 |
Resumo: | No âmbito do ensino de Ciências/Física poucas são as produções bibliográficas que tem se preocupado com as metodologias de ensino partindo das básicas teóricas que remetem ao Ensino Médio Integrado (EMI). Este artigo aborda essa lacuna da literatura e integra um estudo maior que tem como objetivo compreender como tem se processado o ensino de Física no EMI na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Aqui, buscamos compreender qual a visão do professor de Física para o EMI e como ele pensa a apresentação da disciplina nessa forma de oferta do ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, e toma para análise o questionário aplicado a docentes que ministraram a disciplina de Física no EMI no Instituto Federal da Bahia (IFBA) entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados do estudo revelam que há um número considerável de professores que associam seu ideal de EMI àquele ensino que preza pela formação plena do sujeito (incluída sua habilitação profissional) a partir de um constante diálogo de docentes das diferentes especialidades (formação básica e técnica), no entanto, esses profissionais reconhecem a existência de poucos elementos que reforcem esse tipo de ensino na descrição do componente curricular da Física, e que esse ideal de integração entre a ciência básica e a formação profissional nem sempre é levado para a sua prática docente. A contribuição desse estudo se dá no fomento ao debate do ensino de Física no IFBA e em outras instituições que ofertam educação profissional, bem como para pensar a elaboração do currículo da Física a partir dos fundamentos teóricos do EMI, que salvo as particularidades, se aplicam as demais disciplinas do núcleo comum. |
id |
IFES-1_10243abef007509a334a649daa3af720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/562 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO?Ensino Médio IntegradoEnsino de FísicaEducação ProfissionalNo âmbito do ensino de Ciências/Física poucas são as produções bibliográficas que tem se preocupado com as metodologias de ensino partindo das básicas teóricas que remetem ao Ensino Médio Integrado (EMI). Este artigo aborda essa lacuna da literatura e integra um estudo maior que tem como objetivo compreender como tem se processado o ensino de Física no EMI na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Aqui, buscamos compreender qual a visão do professor de Física para o EMI e como ele pensa a apresentação da disciplina nessa forma de oferta do ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, e toma para análise o questionário aplicado a docentes que ministraram a disciplina de Física no EMI no Instituto Federal da Bahia (IFBA) entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados do estudo revelam que há um número considerável de professores que associam seu ideal de EMI àquele ensino que preza pela formação plena do sujeito (incluída sua habilitação profissional) a partir de um constante diálogo de docentes das diferentes especialidades (formação básica e técnica), no entanto, esses profissionais reconhecem a existência de poucos elementos que reforcem esse tipo de ensino na descrição do componente curricular da Física, e que esse ideal de integração entre a ciência básica e a formação profissional nem sempre é levado para a sua prática docente. A contribuição desse estudo se dá no fomento ao debate do ensino de Física no IFBA e em outras instituições que ofertam educação profissional, bem como para pensar a elaboração do currículo da Física a partir dos fundamentos teóricos do EMI, que salvo as particularidades, se aplicam as demais disciplinas do núcleo comum.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/56210.36524/profept.v4i3.562Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 26-492594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562/629Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Danilo AlmeidaPenido, Maria Cristina Martins2021-02-10T21:36:37Zoai::article/562Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.542717Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
title |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
spellingShingle |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? Souza, Danilo Almeida Ensino Médio Integrado Ensino de Física Educação Profissional |
title_short |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
title_full |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
title_fullStr |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
title_sort |
DISCURSOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO? |
author |
Souza, Danilo Almeida |
author_facet |
Souza, Danilo Almeida Penido, Maria Cristina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Penido, Maria Cristina Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Danilo Almeida Penido, Maria Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Integrado Ensino de Física Educação Profissional |
topic |
Ensino Médio Integrado Ensino de Física Educação Profissional |
description |
No âmbito do ensino de Ciências/Física poucas são as produções bibliográficas que tem se preocupado com as metodologias de ensino partindo das básicas teóricas que remetem ao Ensino Médio Integrado (EMI). Este artigo aborda essa lacuna da literatura e integra um estudo maior que tem como objetivo compreender como tem se processado o ensino de Física no EMI na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Aqui, buscamos compreender qual a visão do professor de Física para o EMI e como ele pensa a apresentação da disciplina nessa forma de oferta do ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa, e toma para análise o questionário aplicado a docentes que ministraram a disciplina de Física no EMI no Instituto Federal da Bahia (IFBA) entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados do estudo revelam que há um número considerável de professores que associam seu ideal de EMI àquele ensino que preza pela formação plena do sujeito (incluída sua habilitação profissional) a partir de um constante diálogo de docentes das diferentes especialidades (formação básica e técnica), no entanto, esses profissionais reconhecem a existência de poucos elementos que reforcem esse tipo de ensino na descrição do componente curricular da Física, e que esse ideal de integração entre a ciência básica e a formação profissional nem sempre é levado para a sua prática docente. A contribuição desse estudo se dá no fomento ao debate do ensino de Física no IFBA e em outras instituições que ofertam educação profissional, bem como para pensar a elaboração do currículo da Física a partir dos fundamentos teóricos do EMI, que salvo as particularidades, se aplicam as demais disciplinas do núcleo comum. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562 10.36524/profept.v4i3.562 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/562/629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 26-49 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029416341504 |