SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Passamai, Paulo Cesar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454
Resumo: Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. 
id IFES-1_1570953b7e2f8402e7f60527f201ab33
oai_identifier_str oai::article/1454
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORTEducação do campoEspaços não formais.Educação não formal.Práticas educativas.Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145410.36524/saladeaula.v11i1.1454Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 122316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454/1027Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Passamai, Paulo CesarMoscon Oliveira, Eduardo Augusto2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.747787Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
title SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
spellingShingle SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
da Silva Passamai, Paulo Cesar
Educação do campo
Espaços não formais.
Educação não formal.
Práticas educativas.
title_short SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
title_full SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
title_fullStr SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
title_full_unstemmed SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
title_sort SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
author da Silva Passamai, Paulo Cesar
author_facet da Silva Passamai, Paulo Cesar
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
author_role author
author2 Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Passamai, Paulo Cesar
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Espaços não formais.
Educação não formal.
Práticas educativas.
topic Educação do campo
Espaços não formais.
Educação não formal.
Práticas educativas.
description Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454
10.36524/saladeaula.v11i1.1454
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454/1027
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 12
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027028733952