SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454 |
Resumo: | Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. |
id |
IFES-1_1570953b7e2f8402e7f60527f201ab33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1454 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORTEducação do campoEspaços não formais.Educação não formal.Práticas educativas.Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145410.36524/saladeaula.v11i1.1454Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 122316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454/1027Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Passamai, Paulo CesarMoscon Oliveira, Eduardo Augusto2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1454Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.747787Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
title |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
spellingShingle |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT da Silva Passamai, Paulo Cesar Educação do campo Espaços não formais. Educação não formal. Práticas educativas. |
title_short |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
title_full |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
title_fullStr |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
title_full_unstemmed |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
title_sort |
SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT |
author |
da Silva Passamai, Paulo Cesar |
author_facet |
da Silva Passamai, Paulo Cesar Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Passamai, Paulo Cesar Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Espaços não formais. Educação não formal. Práticas educativas. |
topic |
Educação do campo Espaços não formais. Educação não formal. Práticas educativas. |
description |
Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454 10.36524/saladeaula.v11i1.1454 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i1.1454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1454/1027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 12 2316-7297 10.36524/saladeaula.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027028733952 |