Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362 |
Resumo: | Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural. |
id |
IFES-1_159aed0cfa5523d38db081a6911ec577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/362 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debateGlobalizaçãoMulticulturalismoInterculturalidadeComunicaçãoAmbiente Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural. EDIFES2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36210.36524/ept.v1i1.362Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-1192594-482710.36524/ept.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362/322Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Monteiro, Rosa Silva, Romarode Araujo Santos, Gabriel Regina Grregório, Sandra 2019-12-12T13:57:00Zoai::article/362Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.489056Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
title |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
spellingShingle |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate Cristina Monteiro, Rosa Globalização Multiculturalismo Interculturalidade Comunicação Ambiente |
title_short |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
title_full |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
title_fullStr |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
title_full_unstemmed |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
title_sort |
Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate |
author |
Cristina Monteiro, Rosa |
author_facet |
Cristina Monteiro, Rosa Silva, Romaro de Araujo Santos, Gabriel Regina Grregório, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Romaro de Araujo Santos, Gabriel Regina Grregório, Sandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Monteiro, Rosa Silva, Romaro de Araujo Santos, Gabriel Regina Grregório, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Multiculturalismo Interculturalidade Comunicação Ambiente |
topic |
Globalização Multiculturalismo Interculturalidade Comunicação Ambiente |
description |
Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362 10.36524/ept.v1i1.362 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362 |
identifier_str_mv |
10.36524/ept.v1i1.362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-119 2594-4827 10.36524/ept.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029326163968 |