Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Monteiro, Rosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Romaro, de Araujo Santos, Gabriel, Regina Grregório, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362
Resumo: Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural.
id IFES-1_159aed0cfa5523d38db081a6911ec577
oai_identifier_str oai::article/362
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debateGlobalizaçãoMulticulturalismoInterculturalidadeComunicaçãoAmbiente Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural. EDIFES2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/36210.36524/ept.v1i1.362Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-1192594-482710.36524/ept.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362/322Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Monteiro, Rosa Silva, Romarode Araujo Santos, Gabriel Regina Grregório, Sandra 2019-12-12T13:57:00Zoai::article/362Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:13.489056Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
title Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
spellingShingle Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
Cristina Monteiro, Rosa
Globalização
Multiculturalismo
Interculturalidade
Comunicação
Ambiente
title_short Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
title_full Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
title_fullStr Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
title_full_unstemmed Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
title_sort Educação e Desenvolvimento Local no Brasil Contemporâneo – anotações para um debate
author Cristina Monteiro, Rosa
author_facet Cristina Monteiro, Rosa
Silva, Romaro
de Araujo Santos, Gabriel
Regina Grregório, Sandra
author_role author
author2 Silva, Romaro
de Araujo Santos, Gabriel
Regina Grregório, Sandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Monteiro, Rosa
Silva, Romaro
de Araujo Santos, Gabriel
Regina Grregório, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Multiculturalismo
Interculturalidade
Comunicação
Ambiente
topic Globalização
Multiculturalismo
Interculturalidade
Comunicação
Ambiente
description Este é um ensaio analítico crítico no qual são traçadas algumas tendências históricas da relação trabalho-educação-desenvolvimento no Brasil, com ênfase na implantação das políticas públicas de educação profissional nos primeiros anos do século XXI e seus impactos nas orientações pedagógicas. Com base no exercício permanente da pesquisa científica conduzida por pós-graduandos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com atuação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o artigo realça a importância de incorporar o multiculturalismo e a interculturalidade como questões epistemológicas fundamentais e define alguns princípios a serem considerados em novas objetivações no campo científico da educação. Os autores definem três eixos estruturantes para uma agenda educacional profissional no Brasil, na perspectiva do desenvolvimento local: território e territorializações; saberes curriculares contextualizados; hibridação cultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362
10.36524/ept.v1i1.362
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362
identifier_str_mv 10.36524/ept.v1i1.362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/362/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 1 n. 1 (2017): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 106-119
2594-4827
10.36524/ept.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029326163968