UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo Cavassani, Thiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Jesus de Andrade, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143
Resumo: Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais.
id IFES-1_186e675c2d36f5e8437a1963046fc9ab
oai_identifier_str oai::article/143
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Redes sociaisEnsino superiorFacebookCiberculturaAprendizagemAo investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14310.36524/dect.v6i01.143Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 3-292236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143/138Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo Cavassani, Thiagode Jesus de Andrade, Joana2019-10-22T14:49:53Zoai::article/143Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.289313Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Bernardo Cavassani, Thiago
Redes sociais
Ensino superior
Facebook
Cibercultura
Aprendizagem
title_short UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
title_sort UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
author Bernardo Cavassani, Thiago
author_facet Bernardo Cavassani, Thiago
de Jesus de Andrade, Joana
author_role author
author2 de Jesus de Andrade, Joana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo Cavassani, Thiago
de Jesus de Andrade, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Ensino superior
Facebook
Cibercultura
Aprendizagem
topic Redes sociais
Ensino superior
Facebook
Cibercultura
Aprendizagem
description Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143
10.36524/dect.v6i01.143
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 3-29
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028102475776