UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143 |
Resumo: | Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais. |
id |
IFES-1_186e675c2d36f5e8437a1963046fc9ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/143 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Redes sociaisEnsino superiorFacebookCiberculturaAprendizagemAo investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14310.36524/dect.v6i01.143Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 3-292236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143/138Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo Cavassani, Thiagode Jesus de Andrade, Joana2019-10-22T14:49:53Zoai::article/143Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.289313Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Bernardo Cavassani, Thiago Redes sociais Ensino superior Cibercultura Aprendizagem |
title_short |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
UMA JANELA PARA O MUNDO: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Bernardo Cavassani, Thiago |
author_facet |
Bernardo Cavassani, Thiago de Jesus de Andrade, Joana |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus de Andrade, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo Cavassani, Thiago de Jesus de Andrade, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Ensino superior Cibercultura Aprendizagem |
topic |
Redes sociais Ensino superior Cibercultura Aprendizagem |
description |
Ao investigar a importância das novas tecnologias nas relações de ensino em nível superior a partir de interações pedagogicamente orientadas, o presente trabalho discute o impacto das redes sociais na educação. Com metodologia qualitativa, utilizou-se questionário e análise sociométrica (Gephi 0.8.2 Beta) das interações no grupo criado em uma disciplina de graduação e os dados são analisados à luz dos referenciais teóricos da área. Conclui-se que, apesar do grande potencial comunicativo, colaborativo e da ampliação do espaço-tempo acadêmico, os alunos não utilizam/entendem de forma unânime as redes sociais como recurso pedagógico formal. Talvez o momento de instabilidade e discordância expressa possa expor a difícil, mas necessária mudança das instituições educacionais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143 10.36524/dect.v6i01.143 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/143/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 3-29 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028102475776 |