Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352 |
Resumo: | É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivo |
id |
UNICAMP-19_4ba11dcbca61acfdd0f3f2a2443acdf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635352 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superiorFacebook. cibercultura. ensino superiornovas tecnologiasensino superiorÉ cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivoUniversidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica; pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863535210.20396/etd.v18i1.8635352ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-2491676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352/12237Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavassani, Thiago BernardoAndrade, Joana de Jesus de2020-10-31T14:26:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635352Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.929432ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
title |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
spellingShingle |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior Cavassani, Thiago Bernardo Facebook. cibercultura. ensino superior novas tecnologias ensino superior |
title_short |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
title_full |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
title_fullStr |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
title_sort |
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior |
author |
Cavassani, Thiago Bernardo |
author_facet |
Cavassani, Thiago Bernardo Andrade, Joana de Jesus de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Joana de Jesus de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavassani, Thiago Bernardo Andrade, Joana de Jesus de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook. cibercultura. ensino superior novas tecnologias ensino superior |
topic |
Facebook. cibercultura. ensino superior novas tecnologias ensino superior |
description |
É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, este fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook numa disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda numa perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado desta experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 3 categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade, de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem enquanto recurso educacional diretivo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica; pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352 10.20396/etd.v18i1.8635352 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i1.8635352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635352/12237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 227-249 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653292634112 |