ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Machado, Yane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kelsen de Oliveira, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380
Resumo: Tendo em vista a mudança comportamental dos estudantes nas novas gerações, considerando a popularização da tecnologia, entende-se que a Orientação Profissional (OP) precisaater-se a essas transformações. Desse modo, a gamificação aparece como uma possibilidade de trabalho, inclusive no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva verificar as possíveis aproximações entre a OP, a gamificação e a EPT. Para tanto, parte-se de uma Revisão Sistemática de Literatura. A partir das pesquisas é possível inferir que a gamificação é um tema que vem ganhando espaço atualmente, uma característica não tão presente na Orientação Profissional, não tendo sido encontrados resultados relacionando esses dois eixos na literatura pesquisada. Todavia, isso não implica na rejeição da proposta de combinar a gamificação com a orientação profissional, ao contrário disso, reforça a ideia de que a estratégia de gamificação, que já está sendo utilizada em vários contextos conforme a RSL pode promover o engajamento dos participantes e abre ainda mais questionamentos que carecem de investigação teórica e experimentação prática que possam comprovar ou refutar a viabilidade de combinar no processo de Orientação Profissional as estratégias de gamificação e direcioná-la para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
id IFES-1_187c32168c4df6933a323b3f6cf8c7a5
oai_identifier_str oai::article/380
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAEducação Profissional e TecnológicaOrientação ProfissionalGamificaçãoRevisão sistemática de literaturaTendo em vista a mudança comportamental dos estudantes nas novas gerações, considerando a popularização da tecnologia, entende-se que a Orientação Profissional (OP) precisaater-se a essas transformações. Desse modo, a gamificação aparece como uma possibilidade de trabalho, inclusive no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva verificar as possíveis aproximações entre a OP, a gamificação e a EPT. Para tanto, parte-se de uma Revisão Sistemática de Literatura. A partir das pesquisas é possível inferir que a gamificação é um tema que vem ganhando espaço atualmente, uma característica não tão presente na Orientação Profissional, não tendo sido encontrados resultados relacionando esses dois eixos na literatura pesquisada. Todavia, isso não implica na rejeição da proposta de combinar a gamificação com a orientação profissional, ao contrário disso, reforça a ideia de que a estratégia de gamificação, que já está sendo utilizada em vários contextos conforme a RSL pode promover o engajamento dos participantes e abre ainda mais questionamentos que carecem de investigação teórica e experimentação prática que possam comprovar ou refutar a viabilidade de combinar no processo de Orientação Profissional as estratégias de gamificação e direcioná-la para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.EDIFES2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/38010.36524/profept.v3i1.380Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 1 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 108-1262594-482710.36524/profept.v3i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380/341Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Machado, Yane Kelsen de Oliveira, Francisco 2019-12-12T14:04:00Zoai::article/380Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.403950Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Ferreira Machado, Yane
Educação Profissional e Tecnológica
Orientação Profissional
Gamificação
Revisão sistemática de literatura
title_short ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author Ferreira Machado, Yane
author_facet Ferreira Machado, Yane
Kelsen de Oliveira, Francisco
author_role author
author2 Kelsen de Oliveira, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Machado, Yane
Kelsen de Oliveira, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Orientação Profissional
Gamificação
Revisão sistemática de literatura
topic Educação Profissional e Tecnológica
Orientação Profissional
Gamificação
Revisão sistemática de literatura
description Tendo em vista a mudança comportamental dos estudantes nas novas gerações, considerando a popularização da tecnologia, entende-se que a Orientação Profissional (OP) precisaater-se a essas transformações. Desse modo, a gamificação aparece como uma possibilidade de trabalho, inclusive no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva verificar as possíveis aproximações entre a OP, a gamificação e a EPT. Para tanto, parte-se de uma Revisão Sistemática de Literatura. A partir das pesquisas é possível inferir que a gamificação é um tema que vem ganhando espaço atualmente, uma característica não tão presente na Orientação Profissional, não tendo sido encontrados resultados relacionando esses dois eixos na literatura pesquisada. Todavia, isso não implica na rejeição da proposta de combinar a gamificação com a orientação profissional, ao contrário disso, reforça a ideia de que a estratégia de gamificação, que já está sendo utilizada em vários contextos conforme a RSL pode promover o engajamento dos participantes e abre ainda mais questionamentos que carecem de investigação teórica e experimentação prática que possam comprovar ou refutar a viabilidade de combinar no processo de Orientação Profissional as estratégias de gamificação e direcioná-la para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380
10.36524/profept.v3i1.380
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380
identifier_str_mv 10.36524/profept.v3i1.380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380/341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 1 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 108-126
2594-4827
10.36524/profept.v3i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029349232640