ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldner Krüger, Joelma
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda Prezilius, Ana Carolina, Quezada Meireles Leite, Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/60
Resumo: O projeto escolar “Jornal da Ciência” foi uma atividade de pesquisa/extensão interdisciplinar extracurricular de caráter educativo e cultural. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de construção do jornal da ciência, na escola pública de ensino médio do Estado do Espírito Santo, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. Vale citar que as discussões epistemológicas travadas neste trabalho foram realizadas à luz da pedagogia de projetos escolar. A equipe do projeto é constituída por cinco alunos de iniciação científica júnior do ensino médio, uma aluna de iniciação científica de licenciatura em química, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local.
id IFES-1_1ab39850b381a8f5e5563fdce3a152f5
oai_identifier_str oai::article/60
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICOProjeto escolarJornal escolarEnsino de ciênciasPensamento críticoO projeto escolar “Jornal da Ciência” foi uma atividade de pesquisa/extensão interdisciplinar extracurricular de caráter educativo e cultural. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de construção do jornal da ciência, na escola pública de ensino médio do Estado do Espírito Santo, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. Vale citar que as discussões epistemológicas travadas neste trabalho foram realizadas à luz da pedagogia de projetos escolar. A equipe do projeto é constituída por cinco alunos de iniciação científica júnior do ensino médio, uma aluna de iniciação científica de licenciatura em química, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6010.36524/dect.v3i02.60Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 79-972236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/60/55Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoldner Krüger, JoelmaMiranda Prezilius, Ana CarolinaQuezada Meireles Leite, Sidnei2019-10-17T21:38:34Zoai::article/60Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.124689Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
title ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
Goldner Krüger, Joelma
Projeto escolar
Jornal escolar
Ensino de ciências
Pensamento crítico
title_short ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
title_full ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
title_sort ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTSA: PRODUÇÃO DE UM JORNAL DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
author Goldner Krüger, Joelma
author_facet Goldner Krüger, Joelma
Miranda Prezilius, Ana Carolina
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author_role author
author2 Miranda Prezilius, Ana Carolina
Quezada Meireles Leite, Sidnei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldner Krüger, Joelma
Miranda Prezilius, Ana Carolina
Quezada Meireles Leite, Sidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto escolar
Jornal escolar
Ensino de ciências
Pensamento crítico
topic Projeto escolar
Jornal escolar
Ensino de ciências
Pensamento crítico
description O projeto escolar “Jornal da Ciência” foi uma atividade de pesquisa/extensão interdisciplinar extracurricular de caráter educativo e cultural. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de construção do jornal da ciência, na escola pública de ensino médio do Estado do Espírito Santo, promovendo debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, além de se constituir um espaço de aprendizagem para os alunos de iniciação científica do projeto escolar. Vale citar que as discussões epistemológicas travadas neste trabalho foram realizadas à luz da pedagogia de projetos escolar. A equipe do projeto é constituída por cinco alunos de iniciação científica júnior do ensino médio, uma aluna de iniciação científica de licenciatura em química, professores de ciências e pesquisadores. Cada número do JEC é composto por um editorial, uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo, uma pesquisa em nível de Brasil/Mundo, um personagem da história da ciência e um acontecimento local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/60
10.36524/dect.v3i02.60
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/60
identifier_str_mv 10.36524/dect.v3i02.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/60/55
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 79-97
2236-2150
10.36524/dect.v3i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027503738880