DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266
Resumo: A inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática.
id IFES-1_2b3d066f4f2c340c96a25722dfeac7ca
oai_identifier_str oai::article/266
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICASMaterial Dourado MontessoriAplicativo para AndroidDispositivos touchscreenA inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática.Instituto Federal do Espírito Santo2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26610.36524/ric.v2i2.266Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 132-1462359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266/239Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Rony Cláudio de Oliveira 2019-11-28T16:13:31Zoai::article/266Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.803049Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
title DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
spellingShingle DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
Material Dourado Montessori
Aplicativo para Android
Dispositivos touchscreen
title_short DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
title_full DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
title_fullStr DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
title_full_unstemmed DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
title_sort DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
author Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
author_facet Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Material Dourado Montessori
Aplicativo para Android
Dispositivos touchscreen
topic Material Dourado Montessori
Aplicativo para Android
Dispositivos touchscreen
description A inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266
10.36524/ric.v2i2.266
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266
identifier_str_mv 10.36524/ric.v2i2.266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266/239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 132-146
2359-4799
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024373739520