DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266 |
Resumo: | A inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática. |
id |
IFES-1_2b3d066f4f2c340c96a25722dfeac7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/266 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICASMaterial Dourado MontessoriAplicativo para AndroidDispositivos touchscreenA inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática.Instituto Federal do Espírito Santo2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26610.36524/ric.v2i2.266Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 132-1462359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266/239Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Rony Cláudio de Oliveira 2019-11-28T16:13:31Zoai::article/266Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.803049Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
title |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
spellingShingle |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS Freitas, Rony Cláudio de Oliveira Material Dourado Montessori Aplicativo para Android Dispositivos touchscreen |
title_short |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
title_full |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
title_fullStr |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
title_full_unstemmed |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
title_sort |
DOS COMPUTADORES DE MESA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS: A EVOLUÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS |
author |
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
author_facet |
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Rony Cláudio de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material Dourado Montessori Aplicativo para Android Dispositivos touchscreen |
topic |
Material Dourado Montessori Aplicativo para Android Dispositivos touchscreen |
description |
A inserção de notebooks pessoais ou tablets no contexto escolar tem sinalizado para mudanças importantes, promovendo novos impactos, porém também trazendo novos desafios. O trabalho apresentado neste artigo tenta colaborar com a chegada dessa nova geração de equipamentos digitais na escola, ao trazer uma análise da transposição de um aplicativo do computador de mesa para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, apontando suas potencialidades no ponto de vista conceitual, didático e tecnológico. Tal aplicativo é baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, para permitir, por meio da manipulação, a aprendizagem de conceitos de bases numéricas e operações aritméticas. As análises foram focadas nas aproximações e avanços do aplicativo para plataforma Android em relação à versão para Windows e nas potencialidades do uso em dispositivos móveis, referenciadas em teorias do campo da Educação Matemática, mais especificamente na Metodologia de Resolução de Problemas, nos conceitos de Números e Operações Aritméticas e no uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266 10.36524/ric.v2i2.266 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v2i2.266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/266/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 2 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 132-146 2359-4799 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024373739520 |