A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME DE PIRÂMIDES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/519 |
Resumo: | Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida numa turma de 3ª série do ensino médio, cujo objetivo foi analisar as contribuições que uma atividade de experimentação sobre volume de pirâmides provocaria na aprendizagem dos alunos. Para tal, os estudantes, em grupos, confeccionaram pirâmides com bases poligonais diferentes, encheram-nas com areia e posteriormente compararam as quantidades com os outros grupos. Todo o processo desenvolvido ao longo da aula mostrouse motivador para a aprendizagem e propiciou a troca de informações e construção do conhecimento. A análise dos resultados foi realizada por meio da observação das aulas, das resoluções das atividades, da interação entre os grupos e registros fotográficos. Foi possível constatar que a manipulação dos materiais e descobertas realizadas tornaram o ambiente de ensino atrativo, garantindo a participação ativa dos alunos e possibilitando que, de forma experimental, os estudantes assimilassem o cálculo do volume de pirâmides. |
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A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME DE PIRÂMIDES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOSMateriais ManipulativosVolume de PirâmidesEnsino Médio Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida numa turma de 3ª série do ensino médio, cujo objetivo foi analisar as contribuições que uma atividade de experimentação sobre volume de pirâmides provocaria na aprendizagem dos alunos. Para tal, os estudantes, em grupos, confeccionaram pirâmides com bases poligonais diferentes, encheram-nas com areia e posteriormente compararam as quantidades com os outros grupos. Todo o processo desenvolvido ao longo da aula mostrouse motivador para a aprendizagem e propiciou a troca de informações e construção do conhecimento. A análise dos resultados foi realizada por meio da observação das aulas, das resoluções das atividades, da interação entre os grupos e registros fotográficos. Foi possível constatar que a manipulação dos materiais e descobertas realizadas tornaram o ambiente de ensino atrativo, garantindo a participação ativa dos alunos e possibilitando que, de forma experimental, os estudantes assimilassem o cálculo do volume de pirâmides. EDIFES2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51910.36524/saladeaula.v8i1.519Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 68-792316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/519/429Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES , LALESCA PAULA DE OLIVEIRA 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/519Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.798050Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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