COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598 |
Resumo: | O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações. |
id |
IFES-1_2ee5030a1fb3c7ee8799987a6697d929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/598 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORYEnsino de fraçõesMaterial concretoTRRSO presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59810.36524/saladeaula.v8i2.598Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 37-482316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598/451Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniela Mendes Vieira da 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/598Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.457198Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
title |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
spellingShingle |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY Silva, Daniela Mendes Vieira da Ensino de frações Material concreto TRRS |
title_short |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
title_full |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
title_fullStr |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
title_full_unstemmed |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
title_sort |
COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY |
author |
Silva, Daniela Mendes Vieira da |
author_facet |
Silva, Daniela Mendes Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Mendes Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de frações Material concreto TRRS |
topic |
Ensino de frações Material concreto TRRS |
description |
O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598 10.36524/saladeaula.v8i2.598 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598/451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 37-48 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026943799296 |