COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Mendes Vieira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598
Resumo: O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações.
id IFES-1_2ee5030a1fb3c7ee8799987a6697d929
oai_identifier_str oai::article/598
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORYEnsino de fraçõesMaterial concretoTRRSO presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59810.36524/saladeaula.v8i2.598Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 37-482316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598/451Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daniela Mendes Vieira da 2021-02-11T19:25:12Zoai::article/598Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.457198Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
title COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
spellingShingle COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
Silva, Daniela Mendes Vieira da
Ensino de frações
Material concreto
TRRS
title_short COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
title_full COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
title_fullStr COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
title_full_unstemmed COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
title_sort COMPREENDENDO A SOMA DE FRAÇÕES COM FLUTUADORES DE PISCINA RECORTADOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UNDERSTANDING THE SUM OF FRACTIONS WITH POOL FLOATS CUT IN THE LIGHT OF THE REGISTERS OF SEMIOTIC REPRESENTATION THEORY
author Silva, Daniela Mendes Vieira da
author_facet Silva, Daniela Mendes Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Mendes Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de frações
Material concreto
TRRS
topic Ensino de frações
Material concreto
TRRS
description O presente texto apresenta um recurso elaborado para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de operações com frações. É sabido que o processo de ensino de operações com frações, em especial da sua soma (e, consequentemente, da subtração pela sua natureza ser compartilhada), tem apresentado dificuldades, o que demanda a elaboração de novas abordagens para a promoção de sua aprendizagem. Para a elaboração do material que aqui propomos utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) a qual dá suporte a diversos estudos que visam compreender a forma como as pessoas constroem o conhecimento matemático. Esta teoria tem relação com a representação, tratamento e conversão de conceitos matemáticos. Dentro da TRRS, o foco deve estar no aprendiz, o que subordina o objeto a ser ensinado à cognição deste, cognição esta que se liga às questões de representação. Como conclusão, entendemos que o material proposto atende às necessidades que destacamos no presente artigo e que ele pode ser um auxiliar no processo de ensino aprendizagem de soma de frações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598
10.36524/saladeaula.v8i2.598
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i2.598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/598/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 37-48
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026943799296