“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selino, Sandra Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416
Resumo: Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.
id IFES-1_35965d9e9d774e02cfb0b4a7266dc322
oai_identifier_str oai::article/416
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...Literatura infantojuvenilPoesiaHumorLeitorDespertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/41610.36524/ric.v1i1.416Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 76-872359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416/369Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSelino, Sandra ReginaBassani, Sandra Mara Mendes da Silva2020-07-08T17:26:46Zoai::article/416Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.226059Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
title “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
spellingShingle “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
Selino, Sandra Regina
Literatura infantojuvenil
Poesia
Humor
Leitor
title_short “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
title_full “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
title_fullStr “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
title_full_unstemmed “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
title_sort “POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
author Selino, Sandra Regina
author_facet Selino, Sandra Regina
Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva
author_role author
author2 Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Selino, Sandra Regina
Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Poesia
Humor
Leitor
topic Literatura infantojuvenil
Poesia
Humor
Leitor
description Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416
10.36524/ric.v1i1.416
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416
identifier_str_mv 10.36524/ric.v1i1.416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416/369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 76-87
2359-4799
10.36524/ric.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024879153152