“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416 |
Resumo: | Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos. |
id |
IFES-1_35965d9e9d774e02cfb0b4a7266dc322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/416 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA...Literatura infantojuvenilPoesiaHumorLeitorDespertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos.Instituto Federal do Espírito Santo2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/41610.36524/ric.v1i1.416Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 76-872359-479910.36524/ric.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416/369Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSelino, Sandra ReginaBassani, Sandra Mara Mendes da Silva2020-07-08T17:26:46Zoai::article/416Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:39.226059Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
title |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
spellingShingle |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... Selino, Sandra Regina Literatura infantojuvenil Poesia Humor Leitor |
title_short |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
title_full |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
title_fullStr |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
title_full_unstemmed |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
title_sort |
“POEMOPATIA”: A CADA DIA, GOTAS DE POESIA... |
author |
Selino, Sandra Regina |
author_facet |
Selino, Sandra Regina Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selino, Sandra Regina Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantojuvenil Poesia Humor Leitor |
topic |
Literatura infantojuvenil Poesia Humor Leitor |
description |
Despertar o gosto pela leitura e pela escrita tem sido um grande desafio para os professores. Essa tarefa se torna mais complicada quando o trabalho com textos literários tem apenas cunho moralizante, ou quando os livros adotados pelas escolas são escritos por quem não escreve exclusivamente para crianças e jovens, com uma produção, normalmente, para fins mercadológicos. Reconhecendo a importância do texto poético em sala de aula, este estudo aponta suas contribuições, quando este não é utilizado como pretexto para lições de cunho moral e didatismo. O artigo “Poemopatia” (LIMA, 1997) e a obra É isso ali, de José Paulo Paes (1993), serviram de base para a elaboração de um projeto de leitura que foi realizado em uma turma de 1ºano do Ensino fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino no interior do estado do Espírito Santo. Os resultados obtidos com a realização desse projeto, mostraram que, ao ser despida de utilidade, a poesia é capaz de provocar o leitor e sensibilizá-lo a ponto de passar a gostar de ler e ter mais intimidade com seu idioma, como aconteceu com aos alunos envolvidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416 10.36524/ric.v1i1.416 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v1i1.416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/416/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 1 n. 1 (2019): Edição Especial de Letras; 76-87 2359-4799 10.36524/ric.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024879153152 |