RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petersen Cogo, Ana Luísa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Conceição Pereira, Karema, M. S. Bonmann, Débora, Leopoldino da Motta, Izis, Duarte Parulla, Cibele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas.
id IFES-1_3a2050eaaa9dee50b0b3efb804c47ad2
oai_identifier_str oai::article/146
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINETecnologia educacionalComunicaçãoEducação superiorEnsinoEnfermagemEste estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14610.36524/dect.v6i01.146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 54-632236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146/141Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPetersen Cogo, Ana Luísada Conceição Pereira, KaremaM. S. Bonmann, DéboraLeopoldino da Motta, IzisDuarte Parulla, Cibele2019-12-06T16:28:54Zoai::article/146Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.434626Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
title RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
spellingShingle RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
Petersen Cogo, Ana Luísa
Tecnologia educacional
Comunicação
Educação superior
Ensino
Enfermagem
title_short RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
title_full RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
title_fullStr RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
title_full_unstemmed RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
title_sort RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
author Petersen Cogo, Ana Luísa
author_facet Petersen Cogo, Ana Luísa
da Conceição Pereira, Karema
M. S. Bonmann, Débora
Leopoldino da Motta, Izis
Duarte Parulla, Cibele
author_role author
author2 da Conceição Pereira, Karema
M. S. Bonmann, Débora
Leopoldino da Motta, Izis
Duarte Parulla, Cibele
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petersen Cogo, Ana Luísa
da Conceição Pereira, Karema
M. S. Bonmann, Débora
Leopoldino da Motta, Izis
Duarte Parulla, Cibele
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Comunicação
Educação superior
Ensino
Enfermagem
topic Tecnologia educacional
Comunicação
Educação superior
Ensino
Enfermagem
description Este estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146
10.36524/dect.v6i01.146
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146/141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 54-63
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028106670080