RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas. |
id |
IFES-1_3a2050eaaa9dee50b0b3efb804c47ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/146 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINETecnologia educacionalComunicaçãoEducação superiorEnsinoEnfermagemEste estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14610.36524/dect.v6i01.146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 54-632236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146/141Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPetersen Cogo, Ana Luísada Conceição Pereira, KaremaM. S. Bonmann, DéboraLeopoldino da Motta, IzisDuarte Parulla, Cibele2019-12-06T16:28:54Zoai::article/146Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.434626Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
title |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
spellingShingle |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE Petersen Cogo, Ana Luísa Tecnologia educacional Comunicação Educação superior Ensino Enfermagem |
title_short |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
title_full |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
title_fullStr |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
title_sort |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS DURANTE PRÁTICAS CURRICULARES RELATADAS EM FÓRUM ONLINE |
author |
Petersen Cogo, Ana Luísa |
author_facet |
Petersen Cogo, Ana Luísa da Conceição Pereira, Karema M. S. Bonmann, Débora Leopoldino da Motta, Izis Duarte Parulla, Cibele |
author_role |
author |
author2 |
da Conceição Pereira, Karema M. S. Bonmann, Débora Leopoldino da Motta, Izis Duarte Parulla, Cibele |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petersen Cogo, Ana Luísa da Conceição Pereira, Karema M. S. Bonmann, Débora Leopoldino da Motta, Izis Duarte Parulla, Cibele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Comunicação Educação superior Ensino Enfermagem |
topic |
Tecnologia educacional Comunicação Educação superior Ensino Enfermagem |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar nos relatos do fórum online como se estabelecem as relações interpessoais entre os estudantes e os professores durante práticas curriculares em curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de investigação documental retrospectiva com abordagem qualitativa realizada no mencionado curso em uma universidade pública. Constituíram fonte de dados os registros postados no fórum do ambiente virtual de aprendizagem, produzidos por 83 estudantes durante práticas curriculares nos dois semestres letivos de 2012. Os dados foram coletados por download, organizados com apoio do software NVivo 10 e analisados com a técnica de análise de conteúdo temática. O tema ‘relações interpessoais na prática curricular’ foi constituído por três subtemas denominados ‘acolhida do professor’, ‘companheirismo’ e ‘receptividade pela equipe de saúde e pacientes’. O fórum online foi um espaço de socialização de vivências, de trocas de pontos de vista entre os estudantes e os professsores durante as práticas curriculares supervisionadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146 10.36524/dect.v6i01.146 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 54-63 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028106670080 |