A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675 |
Resumo: | Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas. |
id |
IFES-1_3a74530f8eed566736233909eda2b835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1675 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização CientíficaEste artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.EDIFES2022-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/167510.36524/saladeaula.v11i2.1675Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 5-192316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675/959Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho Melado, KarieleZanetti Neto, Giovani2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1675Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.185597Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS Coutinho Melado, Kariele Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS |
author |
Coutinho Melado, Kariele |
author_facet |
Coutinho Melado, Kariele Zanetti Neto, Giovani |
author_role |
author |
author2 |
Zanetti Neto, Giovani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho Melado, Kariele Zanetti Neto, Giovani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica |
topic |
Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica |
description |
Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675 10.36524/saladeaula.v11i2.1675 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i2.1675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675/959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 5-19 2316-7297 10.36524/saladeaula.v11i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027042365440 |