A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho Melado, Kariele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zanetti Neto, Giovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675
Resumo: Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.
id IFES-1_3a74530f8eed566736233909eda2b835
oai_identifier_str oai::article/1675
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização CientíficaEste artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.EDIFES2022-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/167510.36524/saladeaula.v11i2.1675Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 5-192316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675/959Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho Melado, KarieleZanetti Neto, Giovani2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1675Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.185597Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
title A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
Coutinho Melado, Kariele
Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS
author Coutinho Melado, Kariele
author_facet Coutinho Melado, Kariele
Zanetti Neto, Giovani
author_role author
author2 Zanetti Neto, Giovani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho Melado, Kariele
Zanetti Neto, Giovani
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica
topic Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica
description Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivouinvestigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas eassíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliaçãode práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675
10.36524/saladeaula.v11i2.1675
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i2.1675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675/959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 5-19
2316-7297
10.36524/saladeaula.v11i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027042365440