Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Jocelaine Regina Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3109
Resumo: ROSSI, Jocelaine Regina Duarte. Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização. 2010.203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010.
id UFC-7_fc70b64ed3c1281ea3770e7a48cefba0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3109
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.Between the stable and the fortuitous: the continued teacher education and pedagogical routines in literacy.Professores alfabetizadores - Formação - CearáPrática de EnsinoAlfabetização - CearáRotinas PedagógicasFormação de ProfessoresAlfabetizaçãoROSSI, Jocelaine Regina Duarte. Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização. 2010.203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010.The actual study is an investigation about the in-service teacher education of the literacy teachers. Its objective is to verify the contribution of in-service teacher education, centered in the implantation of pedagogical routines, to improve the learning results of the second grade students of the elementary school. It is based in Vygotsky’s compositon, in studies about literacy, developed by Magda Soares, and in the prespective of Gauthier’s, Tardif’s and Lessard’s teacher knowledge. It is a qualitative research, being a multiple study case, performed with four teachers from countries of the North Region of Ceará State who took part of the in-service teacher education promoted by PAIC and, in 2008, showed an increase in the SPAECE-ALFA results. The data were gathered through documental analysis, semi structured interview and classroom observation, using the observation Guide, the daily observation Set and the differentiated pedagogical practices Scale. From the analysis and the comparison of the gathered data, some results were reached. Although it can be affirmed that teacher have changed radically their practices, it can be considered that the teacher education has brought contributions to teachers’ classroom acting. The utilization of appropriate courseware and the implantation of new routines caused important modifications in teachers acting, which culminated in the qualification of pedagogic time. It was noticed, too, that teachers sought to attend the classroom diversity and made adaptations in the routines and suit them to their students’ level and necessities, using varied methodologies, not always oriented by the teacher education. It was considered that the teacher education helped guiding teacher’s work, however, instead of the orientation to organization of routines that attend the specificity of each classroom, these were passed to teachers as “finished products”, not always appropriate to teachers’ reality. It was observed that the relation theory and practice, proposed by the teacher education, happened inappropriately end the pedagogical practice was worked as training, neglecting the reflection about what the teacher already develops. The teacher education caused changes, but these seem fragile, with immediate results, changes in actions, not necessarily changes in the conceptions about literacy.O presente estudo é uma investigação sobre a formação em serviço dos professores alfabetizadores. Teve como objetivo verificar a contribuição da formação em serviço, centrada na implantação de rotinas pedagógicas, para melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Está embasada nas obras de Vygotsky, nos estudos sobre alfabetização e letramento, desenvolvidos por Magda Soares, e na perspectiva dos saberes docentes de Gauthier, Tardif e Lessard. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso múltiplo, realizado com quatro professores de municípios da Região Norte do Estado do Ceará que participaram da formação em serviço promovida pelo PAIC e, no ano de 2008, apresentaram aumento nos resultados do SPAECE-ALFA. Os dados foram coletados através de análise documental, entrevista semiestruturada e observação de sala de aula, utilizando-se do Roteiro de observação, do Quadro de observação diária de sala de aula e da Escala de observação de práticas pedagógicas diferenciadas. A partir da análise e comparação dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Embora não se possa afirmar que os professores tenham mudado radicalmente suas práticas pode-se considerar que a formação trouxe contribuições para a atuação dos professores em sala de aula. A utilização de material didático adequado e diversificado e a implantação das rotinas provocaram modificações importantes na ação das professoras, que culminaram na qualificação do tempo pedagógico. Percebeu-se, também, que as professoras buscaram atender à diversidade da sala de aula e fizeram adaptações nas rotinas para adequá-las ao nível de seus alunos e as suas necessidades, utilizando-se de metodologias variadas, nem sempre orientadas pela formação. Considerou-se que a formação ajudou a nortear o trabalho do professor, entretanto, ao invés da orientação para organização de rotinas que atendam a especificidade de cada sala de aula, estas foram repassadas aos professores como “produtos acabados”, nem sempre adequados à realidade das professoras. Observou-se que a relação teoria e prática, proposta pela formação, aconteceu de forma inadequada e a prática pedagógica foi trabalhada como treinamento, negligenciando-se a reflexão acerca do que o professor já desenvolve. A formação provocou mudanças, mas essas parecem frágeis, com resultados imediatos, mudanças nas ações e não, necessariamente, mudanças nas concepções sobre alfabetização.http://www.teses.ufc.brLins, Sylvie Ghislaine Delacours SoaresRossi, Jocelaine Regina Duarte2012-07-09T16:49:44Z2012-07-09T16:49:44Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRossi, J. R. D ; Lins, G. D. S. (2010)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3109porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-21T14:35:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3109Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:08.536261Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
Between the stable and the fortuitous: the continued teacher education and pedagogical routines in literacy.
title Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
spellingShingle Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
Rossi, Jocelaine Regina Duarte
Professores alfabetizadores - Formação - Ceará
Prática de Ensino
Alfabetização - Ceará
Rotinas Pedagógicas
Formação de Professores
Alfabetização
title_short Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
title_full Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
title_fullStr Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
title_full_unstemmed Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
title_sort Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização.
author Rossi, Jocelaine Regina Duarte
author_facet Rossi, Jocelaine Regina Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Jocelaine Regina Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Professores alfabetizadores - Formação - Ceará
Prática de Ensino
Alfabetização - Ceará
Rotinas Pedagógicas
Formação de Professores
Alfabetização
topic Professores alfabetizadores - Formação - Ceará
Prática de Ensino
Alfabetização - Ceará
Rotinas Pedagógicas
Formação de Professores
Alfabetização
description ROSSI, Jocelaine Regina Duarte. Entre o estável e o fortuito: a formação continuada em serviço e as rotinas pedagógicas em alfabetização. 2010.203f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-07-09T16:49:44Z
2012-07-09T16:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rossi, J. R. D ; Lins, G. D. S. (2010)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3109
identifier_str_mv Rossi, J. R. D ; Lins, G. D. S. (2010)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730787856384