A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Gilvan Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/267
Resumo: A multimodalidade é caracterizadora dos gêneros discursivos. Usamos, para nos comunicar, fontes, cores, imagens, sons, palavras, figuras, que se integram, nos textos ou artefatos comunicativos, em usos motivados e situados para a geração do significado. Essa natureza multimodal é potencializada, sobremaneira, pelas tecnologias digitais, de forma que seja pertinente, conforme Jewitt (2013), (1) descrever, sistematicamente, os modos e seus recursos semióticos, (2) investigar a natureza multimodal que envolve as interpretações e as interações em sua relação com ambientes digitais específicos e (3) compreender os novos usos que surgem dos recursos semióticos, considerando os ambientes digitais e sua relação com o contexto social. Com base nisso, um dos gêneros digitais que têm despertado interesse de diferentes públicos são os jogos, tornando-se, pois, interessante analisar como os recursos multimodais são usados, nesse gênero, para atrair jogadores e produzir significado. Assim, objetivamos analisar a multimodalidade no jogo digital “Little Big City 2”, baseando-nos, para tanto, em categorias de análise propostas por Jewitt (2013), que discute sobre modos, recursos semióticos, materialidade, affordances modais, conjuntos multimodais e funções significativas, e por Hiippala (2014), que discorre sobre base, layout, retórica e navegação. Diante disso, observamos que em “Little Big City 2” a multimodalidade é potencial e estrategicamente usada, pois cada escolha semiótica é motivada para fazer sentido para o jogador, estabelecer com ele relação de identidade, despertando sua atenção, interesse e desejo em jogar. O jogo, assim, torna-se um importante gêneroformativo, social e cultural, valendo-se da multimodalidade para ser significativo.
id IFES-1_3cd5807eba17df02e627db658de6bec2
oai_identifier_str oai::article/267
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”Multimodalidadejogo digitalprodução de sentidoA multimodalidade é caracterizadora dos gêneros discursivos. Usamos, para nos comunicar, fontes, cores, imagens, sons, palavras, figuras, que se integram, nos textos ou artefatos comunicativos, em usos motivados e situados para a geração do significado. Essa natureza multimodal é potencializada, sobremaneira, pelas tecnologias digitais, de forma que seja pertinente, conforme Jewitt (2013), (1) descrever, sistematicamente, os modos e seus recursos semióticos, (2) investigar a natureza multimodal que envolve as interpretações e as interações em sua relação com ambientes digitais específicos e (3) compreender os novos usos que surgem dos recursos semióticos, considerando os ambientes digitais e sua relação com o contexto social. Com base nisso, um dos gêneros digitais que têm despertado interesse de diferentes públicos são os jogos, tornando-se, pois, interessante analisar como os recursos multimodais são usados, nesse gênero, para atrair jogadores e produzir significado. Assim, objetivamos analisar a multimodalidade no jogo digital “Little Big City 2”, baseando-nos, para tanto, em categorias de análise propostas por Jewitt (2013), que discute sobre modos, recursos semióticos, materialidade, affordances modais, conjuntos multimodais e funções significativas, e por Hiippala (2014), que discorre sobre base, layout, retórica e navegação. Diante disso, observamos que em “Little Big City 2” a multimodalidade é potencial e estrategicamente usada, pois cada escolha semiótica é motivada para fazer sentido para o jogador, estabelecer com ele relação de identidade, despertando sua atenção, interesse e desejo em jogar. O jogo, assim, torna-se um importante gêneroformativo, social e cultural, valendo-se da multimodalidade para ser significativo.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26710.36524/ric.v5i1.267Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 36-542359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/267/240Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gilvan Mateus2019-12-05T14:34:16Zoai::article/267Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.845169Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
title A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
spellingShingle A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
Soares, Gilvan Mateus
Multimodalidade
jogo digital
produção de sentido
title_short A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
title_full A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
title_fullStr A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
title_full_unstemmed A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
title_sort A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO DISCURSIVO JOGO DIGITAL: ESCOLHAS SEMIÓTICAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM “LITTLE BIG CITY 2”
author Soares, Gilvan Mateus
author_facet Soares, Gilvan Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Gilvan Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
jogo digital
produção de sentido
topic Multimodalidade
jogo digital
produção de sentido
description A multimodalidade é caracterizadora dos gêneros discursivos. Usamos, para nos comunicar, fontes, cores, imagens, sons, palavras, figuras, que se integram, nos textos ou artefatos comunicativos, em usos motivados e situados para a geração do significado. Essa natureza multimodal é potencializada, sobremaneira, pelas tecnologias digitais, de forma que seja pertinente, conforme Jewitt (2013), (1) descrever, sistematicamente, os modos e seus recursos semióticos, (2) investigar a natureza multimodal que envolve as interpretações e as interações em sua relação com ambientes digitais específicos e (3) compreender os novos usos que surgem dos recursos semióticos, considerando os ambientes digitais e sua relação com o contexto social. Com base nisso, um dos gêneros digitais que têm despertado interesse de diferentes públicos são os jogos, tornando-se, pois, interessante analisar como os recursos multimodais são usados, nesse gênero, para atrair jogadores e produzir significado. Assim, objetivamos analisar a multimodalidade no jogo digital “Little Big City 2”, baseando-nos, para tanto, em categorias de análise propostas por Jewitt (2013), que discute sobre modos, recursos semióticos, materialidade, affordances modais, conjuntos multimodais e funções significativas, e por Hiippala (2014), que discorre sobre base, layout, retórica e navegação. Diante disso, observamos que em “Little Big City 2” a multimodalidade é potencial e estrategicamente usada, pois cada escolha semiótica é motivada para fazer sentido para o jogador, estabelecer com ele relação de identidade, despertando sua atenção, interesse e desejo em jogar. O jogo, assim, torna-se um importante gêneroformativo, social e cultural, valendo-se da multimodalidade para ser significativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/267
10.36524/ric.v5i1.267
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/267
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i1.267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/267/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 36-54
2359-4799
10.36524/ric.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024375836672