O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Suelene Silva Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavalcante, Mônica Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875
Resumo: Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar.
id UECE-3_d3f6ae2dbb24cdd31d6a922cd057c226
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1875
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOSMultimodalidadeGramática do Design VisualConstrução dos SentidosEm nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar. EdUECE2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 202674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875/1624Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcantehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Suelene Silva OliveiraCavalcante, Mônica Magalhães2021-03-23T17:44:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1875Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:50Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
title O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
spellingShingle O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
Nascimento, Suelene Silva Oliveira
Multimodalidade
Gramática do Design Visual
Construção dos Sentidos
title_short O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
title_full O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
title_fullStr O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
title_full_unstemmed O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
title_sort O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
author Nascimento, Suelene Silva Oliveira
author_facet Nascimento, Suelene Silva Oliveira
Cavalcante, Mônica Magalhães
author_role author
author2 Cavalcante, Mônica Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Suelene Silva Oliveira
Cavalcante, Mônica Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Gramática do Design Visual
Construção dos Sentidos
topic Multimodalidade
Gramática do Design Visual
Construção dos Sentidos
description Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875/1624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20
Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888085626881