HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Robson Vinicius
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sgarbi, Antonio Donizetti, Chassot, Attico Inacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502
Resumo: Neste artigo apresentamos os principais elementos constitutivos do produto educativo de uma tese de doutoramento profissional, a saber: a Coleção “História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança”. Desde os passos metodológicos para sua constituição até sua pré-validação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, buscamos demonstrar nossas bases epistemológicas para alfabetização linguística e científica e para os debates acerca de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, demonstramos nossas opções didático-pedagógicas pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Didática da História. Por fim, identificamos as potencialidades do material e sua contribuição para um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento mobilizando curiosidade, oralidade, criatividade, alteridade e, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, seja científica, seja alfabética.
id IFES-1_3e7cab8e94328e21f2803404e21695ab
oai_identifier_str oai::article/2502
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICAHistória e Filosofia da CiênciaAnos Iniciais do Ensino FundamentalAlfabetizaçãoAlfabetização CientíficaParadidáticoNeste artigo apresentamos os principais elementos constitutivos do produto educativo de uma tese de doutoramento profissional, a saber: a Coleção “História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança”. Desde os passos metodológicos para sua constituição até sua pré-validação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, buscamos demonstrar nossas bases epistemológicas para alfabetização linguística e científica e para os debates acerca de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, demonstramos nossas opções didático-pedagógicas pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Didática da História. Por fim, identificamos as potencialidades do material e sua contribuição para um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento mobilizando curiosidade, oralidade, criatividade, alteridade e, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, seja científica, seja alfabética.EDIFES2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/250210.36524/saladeaula.v12i2.2502Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 19-372316-729710.36524/saladeaula.v12i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502/1115Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Robson ViniciusSgarbi, Antonio DonizettiChassot, Attico Inacio2023-12-21T19:25:03Zoai::article/2502Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.922254Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
title HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
spellingShingle HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
Cordeiro, Robson Vinicius
História e Filosofia da Ciência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Alfabetização
Alfabetização Científica
Paradidático
title_short HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
title_full HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
title_fullStr HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
title_full_unstemmed HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
title_sort HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA: UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA
author Cordeiro, Robson Vinicius
author_facet Cordeiro, Robson Vinicius
Sgarbi, Antonio Donizetti
Chassot, Attico Inacio
author_role author
author2 Sgarbi, Antonio Donizetti
Chassot, Attico Inacio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Robson Vinicius
Sgarbi, Antonio Donizetti
Chassot, Attico Inacio
dc.subject.por.fl_str_mv História e Filosofia da Ciência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Alfabetização
Alfabetização Científica
Paradidático
topic História e Filosofia da Ciência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Alfabetização
Alfabetização Científica
Paradidático
description Neste artigo apresentamos os principais elementos constitutivos do produto educativo de uma tese de doutoramento profissional, a saber: a Coleção “História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança”. Desde os passos metodológicos para sua constituição até sua pré-validação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, buscamos demonstrar nossas bases epistemológicas para alfabetização linguística e científica e para os debates acerca de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, demonstramos nossas opções didático-pedagógicas pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Didática da História. Por fim, identificamos as potencialidades do material e sua contribuição para um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento mobilizando curiosidade, oralidade, criatividade, alteridade e, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, seja científica, seja alfabética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502
10.36524/saladeaula.v12i2.2502
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v12i2.2502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2502/1115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 12 n. 2 (2023): Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC); 19-37
2316-7297
10.36524/saladeaula.v12i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027064385536