A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170 |
Resumo: | Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015. |
id |
IFES-1_4071c0245fe40443105dcd3780aa10e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/170 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015BiologiaEnsino médioGenéticaLivro didáticoRio de JaneiroGenética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17010.36524/dect.v6i03.170Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 66-912236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170/165Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Leal, CristianniVianna Barbosa, JúlioRôças, Giselle2019-10-22T14:14:12Zoai::article/170Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.684735Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
title |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
spellingShingle |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 Antunes Leal, Cristianni Biologia Ensino médio Genética Livro didático Rio de Janeiro |
title_short |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
title_full |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
title_fullStr |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
title_full_unstemmed |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
title_sort |
A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015 |
author |
Antunes Leal, Cristianni |
author_facet |
Antunes Leal, Cristianni Vianna Barbosa, Júlio Rôças, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
Vianna Barbosa, Júlio Rôças, Giselle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes Leal, Cristianni Vianna Barbosa, Júlio Rôças, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Ensino médio Genética Livro didático Rio de Janeiro |
topic |
Biologia Ensino médio Genética Livro didático Rio de Janeiro |
description |
Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170 10.36524/dect.v6i03.170 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i03.170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 66-91 2236-2150 10.36524/dect.v6i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028152807424 |