A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Leal, Cristianni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vianna Barbosa, Júlio, Rôças, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170
Resumo: Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015.
id IFES-1_4071c0245fe40443105dcd3780aa10e8
oai_identifier_str oai::article/170
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015BiologiaEnsino médioGenéticaLivro didáticoRio de JaneiroGenética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/17010.36524/dect.v6i03.170Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 66-912236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170/165Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Leal, CristianniVianna Barbosa, JúlioRôças, Giselle2019-10-22T14:14:12Zoai::article/170Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.684735Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
title A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
spellingShingle A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
Antunes Leal, Cristianni
Biologia
Ensino médio
Genética
Livro didático
Rio de Janeiro
title_short A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
title_full A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
title_fullStr A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
title_full_unstemmed A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
title_sort A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015
author Antunes Leal, Cristianni
author_facet Antunes Leal, Cristianni
Vianna Barbosa, Júlio
Rôças, Giselle
author_role author
author2 Vianna Barbosa, Júlio
Rôças, Giselle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Leal, Cristianni
Vianna Barbosa, Júlio
Rôças, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ensino médio
Genética
Livro didático
Rio de Janeiro
topic Biologia
Ensino médio
Genética
Livro didático
Rio de Janeiro
description Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170
10.36524/dect.v6i03.170
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i03.170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/170/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 66-91
2236-2150
10.36524/dect.v6i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028152807424