A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vandeir de Assis Justo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY
Resumo: Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação
id UFMG_fbf97916bac6d56f9ada6efae5a272cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUFHY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Eduardo Porto VillaniArjuna Casteli PanzeraVandeir de Assis Justo2019-08-10T05:25:15Z2019-08-10T05:25:15Z2017-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHYEsta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por InvestigaçãoUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEletroquimica  Química Plano Nacional do Livro Didático Ensino por InvestigaçãoLivros DidáticosEnsino de CiênciasA abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revisada.pdfapplication/pdf5983795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/1/monografia_revisada.pdfec63ef151f6b0c5d679d2ddc6e14e772MD51TEXTmonografia_revisada.pdf.txtmonografia_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain89943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/2/monografia_revisada.pdf.txtb8d0f8d89a8de0afe498201219ccf9b2MD521843/BUOS-APUFHY2019-11-14 04:50:01.939oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUFHYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:50:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
title A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
spellingShingle A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
Vandeir de Assis Justo
Ensino por Investigação
Livros Didáticos
Ensino de Ciências
Eletroquimica  
Química 
Plano Nacional do Livro Didático 
title_short A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
title_full A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
title_fullStr A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
title_full_unstemmed A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
title_sort A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
author Vandeir de Assis Justo
author_facet Vandeir de Assis Justo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Eduardo Porto Villani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Arjuna Casteli Panzera
dc.contributor.author.fl_str_mv Vandeir de Assis Justo
contributor_str_mv Carlos Eduardo Porto Villani
Arjuna Casteli Panzera
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Investigação
Livros Didáticos
Ensino de Ciências
topic Ensino por Investigação
Livros Didáticos
Ensino de Ciências
Eletroquimica  
Química 
Plano Nacional do Livro Didático 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Eletroquimica  
Química 
Plano Nacional do Livro Didático 
description Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:25:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/1/monografia_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/2/monografia_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec63ef151f6b0c5d679d2ddc6e14e772
b8d0f8d89a8de0afe498201219ccf9b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589220501028864