A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY |
Resumo: | Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação |
id |
UFMG_fbf97916bac6d56f9ada6efae5a272cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUFHY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Eduardo Porto VillaniArjuna Casteli PanzeraVandeir de Assis Justo2019-08-10T05:25:15Z2019-08-10T05:25:15Z2017-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHYEsta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por InvestigaçãoUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEletroquimica Química Plano Nacional do Livro Didático Ensino por InvestigaçãoLivros DidáticosEnsino de CiênciasA abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revisada.pdfapplication/pdf5983795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/1/monografia_revisada.pdfec63ef151f6b0c5d679d2ddc6e14e772MD51TEXTmonografia_revisada.pdf.txtmonografia_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain89943https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/2/monografia_revisada.pdf.txtb8d0f8d89a8de0afe498201219ccf9b2MD521843/BUOS-APUFHY2019-11-14 04:50:01.939oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUFHYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:50:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
title |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
spellingShingle |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 Vandeir de Assis Justo Ensino por Investigação Livros Didáticos Ensino de Ciências Eletroquimica Química Plano Nacional do Livro Didático |
title_short |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
title_full |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
title_fullStr |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
title_full_unstemmed |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
title_sort |
A abordagem de ensino por investigação nas atividades experimentais de eletroquímica dos livros didáticos do PNLD2015 |
author |
Vandeir de Assis Justo |
author_facet |
Vandeir de Assis Justo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Eduardo Porto Villani |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vandeir de Assis Justo |
contributor_str_mv |
Carlos Eduardo Porto Villani Arjuna Casteli Panzera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por Investigação Livros Didáticos Ensino de Ciências |
topic |
Ensino por Investigação Livros Didáticos Ensino de Ciências Eletroquimica Química Plano Nacional do Livro Didático |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Eletroquimica Química Plano Nacional do Livro Didático |
description |
Esta monografia de conclusão de curso investigou o potencial das atividades experimentais de química para o Ensino de Química a partir de uma abordagem de Ensino por Investigação. Buscamos verificar se o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2015) contempla o ensino de ciências por investigação em seu guia e em seus livros didáticos, com ênfase no ensino de Química na Educação Básica. O tema justifica-se pela sua relevância frente a determinados desafios enfrentados pela nossa sociedade. Acreditamos que ensinar ciências por investigação como estratégia de ensino, em sala de aula, pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e detentores de saberes e competências relevantes para o exercício de sua cidadania. Trata-se de uma metodologia importante para promover a aquisição de conhecimentos científicos e formação de um aluno, cidadão proativo capaz de aplicar tanto os conhecimentos desta disciplina quanto habilidades e competências mais sofisticadas para resolverem problemas em sua vida cotidiana e profissional. No trabalho, delimitamos como objetivo geral identificar em que medida o Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2015 e os livros didáticos selecionados no programa contemplam características de Ensino por Investigação |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:25:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUFHY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/1/monografia_revisada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUFHY/2/monografia_revisada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec63ef151f6b0c5d679d2ddc6e14e772 b8d0f8d89a8de0afe498201219ccf9b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589220501028864 |