DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheuer, Eliana Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bendlin Calzavara, Rosemari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82
Resumo: A temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem.
id IFES-1_4464acf1a907dd6d0e8d9dc323ef56ba
oai_identifier_str oai::article/82
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA HipermídiaMediaçãoEnsinoLiteraturaA temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8210.36524/dect.v4i02.82Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 164-1822236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82/78Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessScheuer, Eliana CristinaBendlin Calzavara, Rosemari2019-10-17T21:37:54Zoai::article/82Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.205828Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
title DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
spellingShingle DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
Scheuer, Eliana Cristina
Hipermídia
Mediação
Ensino
Literatura
title_short DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
title_full DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
title_fullStr DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
title_sort DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
author Scheuer, Eliana Cristina
author_facet Scheuer, Eliana Cristina
Bendlin Calzavara, Rosemari
author_role author
author2 Bendlin Calzavara, Rosemari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheuer, Eliana Cristina
Bendlin Calzavara, Rosemari
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Mediação
Ensino
Literatura
topic Hipermídia
Mediação
Ensino
Literatura
description A temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82
10.36524/dect.v4i02.82
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i02.82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 164-182
2236-2150
10.36524/dect.v4i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027537293312