DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82 |
Resumo: | A temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem. |
id |
IFES-1_4464acf1a907dd6d0e8d9dc323ef56ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/82 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA HipermídiaMediaçãoEnsinoLiteraturaA temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8210.36524/dect.v4i02.82Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 164-1822236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82/78Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessScheuer, Eliana CristinaBendlin Calzavara, Rosemari2019-10-17T21:37:54Zoai::article/82Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.205828Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
title |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
spellingShingle |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA Scheuer, Eliana Cristina Hipermídia Mediação Ensino Literatura |
title_short |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
title_full |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
title_fullStr |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
title_sort |
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A HIPERMÍDIA E O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA |
author |
Scheuer, Eliana Cristina |
author_facet |
Scheuer, Eliana Cristina Bendlin Calzavara, Rosemari |
author_role |
author |
author2 |
Bendlin Calzavara, Rosemari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheuer, Eliana Cristina Bendlin Calzavara, Rosemari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermídia Mediação Ensino Literatura |
topic |
Hipermídia Mediação Ensino Literatura |
description |
A temática hipermídia tem sido objeto de inúmeras pesquisas, porém nos propomos a investigar a possibilidade de um diálogo entre a hipermídia e o ensino, mais especificamente com relação ao trabalho com a leitura dos textos literários na escola. Organizamos o presente artigo em quatro seções. Na primeira, versaremos sobre competência e comportamento; na segunda, a competência informacional; na terceira, os possíveis diálogos, em sala de aula, entre a hipermídia e o ensino da literatura; por fim, refletimos sobre o papel do professor no processo. Após o estudo realizado, conclui-se que um dos caminhos possíveis para o trabalho em sala de aula, com a leitura, é o professor privilegiar, em sua prática pedagógica, o uso de textos literários, fazendo uso da tecnologia a favor da aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82 10.36524/dect.v4i02.82 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i02.82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/82/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 164-182 2236-2150 10.36524/dect.v4i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027537293312 |