RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Zagato, Natália Cristine
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pereira, Ingryd Soares da Costa, de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi, Ferreira, Michelle Bins Tassara, Zdradek , Cristiane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463
Resumo: Com as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos.
id IFES-1_4bac9fee0428ef4e33628c5149cae7e3
oai_identifier_str oai::article/2463
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONSENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS COLEÇÕES DO PNLD 2021Energias renováveisenergias não renováveislivro didáticociências da naturezanovo ensino médioRenewable energiesnon-renewable energiestextbooknatural sciencesnew high schoolCom as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos.Instituto Federal do Espírito Santo2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/246310.36524/ric.v10i2.2463Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-142359-479910.36524/ric.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463/1159Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Zagato, Natália Cristine Pereira, Ingryd Soares da Costade Souza, Lorena De Bortoli Lecchi Ferreira, Michelle Bins TassaraZdradek , Cristiane Pereira 2024-03-25T20:52:59Zoai::article/2463Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-25T20:52:59Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS COLEÇÕES DO PNLD 2021
title RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
spellingShingle RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
Ferreira Zagato, Natália Cristine
Energias renováveis
energias não renováveis
livro didático
ciências da natureza
novo ensino médio
Renewable energies
non-renewable energies
textbook
natural sciences
new high school
title_short RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
title_full RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
title_fullStr RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
title_full_unstemmed RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
title_sort RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
author Ferreira Zagato, Natália Cristine
author_facet Ferreira Zagato, Natália Cristine
Pereira, Ingryd Soares da Costa
de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi
Ferreira, Michelle Bins Tassara
Zdradek , Cristiane Pereira
author_role author
author2 Pereira, Ingryd Soares da Costa
de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi
Ferreira, Michelle Bins Tassara
Zdradek , Cristiane Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Zagato, Natália Cristine
Pereira, Ingryd Soares da Costa
de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi
Ferreira, Michelle Bins Tassara
Zdradek , Cristiane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Energias renováveis
energias não renováveis
livro didático
ciências da natureza
novo ensino médio
Renewable energies
non-renewable energies
textbook
natural sciences
new high school
topic Energias renováveis
energias não renováveis
livro didático
ciências da natureza
novo ensino médio
Renewable energies
non-renewable energies
textbook
natural sciences
new high school
description Com as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463
10.36524/ric.v10i2.2463
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463
identifier_str_mv 10.36524/ric.v10i2.2463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463/1159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-14
2359-4799
10.36524/ric.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024296144896