RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463 |
Resumo: | Com as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos. |
id |
IFES-1_4bac9fee0428ef4e33628c5149cae7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2463 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONSENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS COLEÇÕES DO PNLD 2021Energias renováveisenergias não renováveislivro didáticociências da naturezanovo ensino médioRenewable energiesnon-renewable energiestextbooknatural sciencesnew high schoolCom as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos.Instituto Federal do Espírito Santo2024-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/246310.36524/ric.v10i2.2463Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-142359-479910.36524/ric.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463/1159Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Zagato, Natália Cristine Pereira, Ingryd Soares da Costade Souza, Lorena De Bortoli Lecchi Ferreira, Michelle Bins TassaraZdradek , Cristiane Pereira 2024-03-25T20:52:59Zoai::article/2463Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-25T20:52:59Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS COLEÇÕES DO PNLD 2021 |
title |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
spellingShingle |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS Ferreira Zagato, Natália Cristine Energias renováveis energias não renováveis livro didático ciências da natureza novo ensino médio Renewable energies non-renewable energies textbook natural sciences new high school |
title_short |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
title_full |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
title_fullStr |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
title_full_unstemmed |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
title_sort |
RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS |
author |
Ferreira Zagato, Natália Cristine |
author_facet |
Ferreira Zagato, Natália Cristine Pereira, Ingryd Soares da Costa de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi Ferreira, Michelle Bins Tassara Zdradek , Cristiane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ingryd Soares da Costa de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi Ferreira, Michelle Bins Tassara Zdradek , Cristiane Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Zagato, Natália Cristine Pereira, Ingryd Soares da Costa de Souza, Lorena De Bortoli Lecchi Ferreira, Michelle Bins Tassara Zdradek , Cristiane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energias renováveis energias não renováveis livro didático ciências da natureza novo ensino médio Renewable energies non-renewable energies textbook natural sciences new high school |
topic |
Energias renováveis energias não renováveis livro didático ciências da natureza novo ensino médio Renewable energies non-renewable energies textbook natural sciences new high school |
description |
Com as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463 10.36524/ric.v10i2.2463 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v10i2.2463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2463/1159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 10 n. 2 (2024): Edição especial: PROGRAMA DE MESTRADO EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL; 01-14 2359-4799 10.36524/ric.v10i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024296144896 |