A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 |
Resumo: | A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas. |
id |
IFES-1_4bbdb18f6762c99c35ace2a0dcd8757d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1056 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICARobótica educacionalCinemáticaLego MindstormsTecnologia educacionalEnsino de físicaA Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105610.36524/dect.v8i01.1056Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Teixeira, ElderXavier da Mota, Francisco AlanRipardo de Alexandria, AuzuirVieira Alves, Francisco Regis2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1056Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.281406Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
spellingShingle |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA dos Santos Teixeira, Elder Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
title_short |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_full |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_fullStr |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_sort |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
author |
dos Santos Teixeira, Elder |
author_facet |
dos Santos Teixeira, Elder Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
author_role |
author |
author2 |
Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Teixeira, Elder Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
topic |
Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
description |
A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 10.36524/dect.v8i01.1056 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028815507456 |