A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Teixeira, Elder
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier da Mota, Francisco Alan, Ripardo de Alexandria, Auzuir, Vieira Alves, Francisco Regis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/dect.v8i01.1056
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056
Resumo: A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.
id IFES-1_4bbdb18f6762c99c35ace2a0dcd8757d
oai_identifier_str oai::article/1056
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICARobótica educacionalCinemáticaLego MindstormsTecnologia educacionalEnsino de físicaA Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105610.36524/dect.v8i01.1056Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Teixeira, ElderXavier da Mota, Francisco AlanRipardo de Alexandria, AuzuirVieira Alves, Francisco Regis2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1056Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.281406Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
title A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
spellingShingle A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
dos Santos Teixeira, Elder
Robótica educacional
Cinemática
Lego Mindstorms
Tecnologia educacional
Ensino de física
dos Santos Teixeira, Elder
Robótica educacional
Cinemática
Lego Mindstorms
Tecnologia educacional
Ensino de física
title_short A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
title_full A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
title_fullStr A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
title_full_unstemmed A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
title_sort A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
author dos Santos Teixeira, Elder
author_facet dos Santos Teixeira, Elder
dos Santos Teixeira, Elder
Xavier da Mota, Francisco Alan
Ripardo de Alexandria, Auzuir
Vieira Alves, Francisco Regis
Xavier da Mota, Francisco Alan
Ripardo de Alexandria, Auzuir
Vieira Alves, Francisco Regis
author_role author
author2 Xavier da Mota, Francisco Alan
Ripardo de Alexandria, Auzuir
Vieira Alves, Francisco Regis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Teixeira, Elder
Xavier da Mota, Francisco Alan
Ripardo de Alexandria, Auzuir
Vieira Alves, Francisco Regis
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Cinemática
Lego Mindstorms
Tecnologia educacional
Ensino de física
topic Robótica educacional
Cinemática
Lego Mindstorms
Tecnologia educacional
Ensino de física
description A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056
10.36524/dect.v8i01.1056
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v8i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075206537216
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1056