A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v8i01.1056 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 |
Resumo: | A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas. |
id |
IFES-1_4bbdb18f6762c99c35ace2a0dcd8757d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1056 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICARobótica educacionalCinemáticaLego MindstormsTecnologia educacionalEnsino de físicaA Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105610.36524/dect.v8i01.1056Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Teixeira, ElderXavier da Mota, Francisco AlanRipardo de Alexandria, AuzuirVieira Alves, Francisco Regis2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1056Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.281406Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
spellingShingle |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA dos Santos Teixeira, Elder Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física dos Santos Teixeira, Elder Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
title_short |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_full |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_fullStr |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
title_sort |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA |
author |
dos Santos Teixeira, Elder |
author_facet |
dos Santos Teixeira, Elder dos Santos Teixeira, Elder Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
author_role |
author |
author2 |
Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Teixeira, Elder Xavier da Mota, Francisco Alan Ripardo de Alexandria, Auzuir Vieira Alves, Francisco Regis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
topic |
Robótica educacional Cinemática Lego Mindstorms Tecnologia educacional Ensino de física |
description |
A Robótica Educacional (RE), que consiste no uso de robôs tendo em vista da proposição e do suporte ao processo de ensino e aprendizagem, tem assumido papel importante e se apresenta de forma recorrente em pesquisas nos últimos anos. Outrossim, num âmbito particular, a (RE) se apresenta como ferramenta também aplicável para o Ensino de Física, uma vez que nesse tipo de abordagem, os dados são adquiridos pelos próprios alunos, o que torna o estudo relativamente mais próximo dos estudantes. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de oficinas de RE para o ensino de Cinemática. Para a realização das oficinas foram utilizados Kits LEGO® MINDSTORMS®. Resultados mostram que dos 50% dos alunos que disseram não gostar de Física, 92,31% afirmaram que se sentiriam mais motivados para estudar Física com Robótica Educacional, além disso, 78,57% dos alunos respondeu que se sentiu mais interessado em ir para a escola por conta das oficinas de Física usando a Robótica Educacional, acrescente-se ainda o fato de que 96,43% dos alunos considerou que o uso de robôs melhorou a aprendizagem. Deste modo, os resultados mostram que a abordagem adotada contribuiu positivamente para o ensino de Cinemática, bem como na motivação para o estudo de física e participação ativa nas aulas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 10.36524/dect.v8i01.1056 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1056/650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075206537216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1056 |